São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRAS CIDADES

CIDADANIA


Em Minas, lavrador de 101 anos recorre à Justiça para ter o direito de votar pela 1ª vez
Um lavrador de 101 anos, morador de Grupiara (a 534 km de Belo Horizonte), recorreu à Justiça para votar pela primeira vez nessas eleições. Figura ilustre na cidade, José Inácio Vieira, mais conhecido como "Juca Novato", não havia tirado título de eleitor até este ano. Conseguiu o documento após recorrer ao juiz da comarca, no município vizinho de Estrela do Sul.
Segundo a neta caçula de Vieira, Rônia Costa, 21, o avô -que é analfabeto- só possuía CPF e a certidão de casamento. Para a expedição do título de eleitor, o cartório de Estrela do Sul levou em consideração o registro de casamento, de 1925, que atribui 22 anos ao lavrador na época.
Com 1.410 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2003, Grupiara é o quarto menor colégio eleitoral de Minas Gerais. No Brasil, o voto não é obrigatório para maiores de 70 anos. Segundo Argentino Vieira, 70, filho do lavrador, o pai está "feliz e empolgado".


Texto Anterior: Questão de gênero: Namorada de prefeita tem registro cassado
Próximo Texto: Goiânia: Ex-senador peemedebista amplia vantagem e atinge 47% dos votos, diz pesquisa Ibope
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.