São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006

Lula e Alckmin vão disputar o 2° turno

Com mais de 99% das urnas apuradas, o petista obtebe 48,65% dos votos válidos, contra 41,58% do tucano

Marlene Bergamo/Folha Imagem
O ex-governador Geraldo Alckmin deixa o colégio Santo Américo, no Morumbi, onde votou


O PRESIDENTE Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) vão disputar o segundo turno da eleição presidencial no próximo dia 29 de outubro. Com mais de 99% das urnas apuradas, o petista obteve 48,65% dos votos válidos, contra 51,34% da soma de seus adversários, sendo que Alckmin tinha 41,58%. Para vencer a eleição em primeiro turno, eram necessários mais de 50% dos votos válidos, que excluem os brancos e os nulos. Ao saber do resultado, Alckmin afirmou que o segundo turno "já começou". "Vou suar a camisa para ser digno de uma confiança ainda maior", disse. O presidente Lula acompanhou a apuração no Palácio da Alvorada.
Auxiliares e ministros teriam chegado à conclusão que foi um erro Lula ter faltado ao debate da TV Globo na semana passada e que é preciso estancar a sangria provocada pelo caso do dossiê contra os tucanos. Ontem mesmo, a campanha de Lula tratou de delinear estratégias para o segundo turno, como a busca de apoio dos outros candidatos derrotados. Cristovam Buarque (PDT), que teve 2,6% dos votos, telefonou a Lula para dar "um abraço" após a votação, mas evitou declarações públicas sobre o segundo turno. Já Heloísa Helena (PSOL), que teve cerca de 7% dos votos, descartou apoio a qualquer um dos dois candidatos. Na nova estratégia, Lula quer dar especial atenção a dois tucanos que coloca no time de oposicionistas moderados: Aécio Neves, reeleito governador de Minas, e José Serra, que venceu a disputa em São Paulo. Lula comentou com partidários que estava "inconformado" com a hipótese de ter de enfrentar mais um mês de campanha.


Próximo Texto: Presidência/Avaliação do 1° turno: Lula atribui revés a dossiê e falta no debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.