São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Vila Guilherme tem sessão de cinema no meio da praça

Às sextas e aos sábados, filmes em DVD são projetados em tela a céu aberto; projeto foi iniciado há três anos por sargento da PM

JOÃO PEQUENO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há três anos, a praça Oscar da Silva, na Vila Guilherme, se transforma em espaço de cinema ao ar livre. A sessões, às sextas e aos sábados, começam quando escurece e o projetor começa a reproduzir um filme em uma tela presa por cabos a duas árvores.
"A Era do Gelo 2" (EUA, 2006), aclamada pelas crianças, já foi uma das atrações. As sextas-feiras são delas, e os sábados, dos adultos, mas nem tanto -como o "cinema" é aberto, os filmes têm de ser de classificação livre. Os títulos, em DVD, são resultado de uma parceria com uma locadora.
Jonatas Otero Braz, 8, chega de bicicleta, salta e abraça o sargento da Polícia Militar Luis Carlos Pereira. O posto da PM na praça não dá apenas segurança. Ali foram idealizadas as sessões, por iniciativa de Pereira, que, em 2005, decidiu reviver a experiência da infância em Catanduva (384 km de SP), onde um vizinho cinegrafista projetava filmes no quintal.
Cauê Cavalcanti, 8, e Ricardo da Silva, 7, discordam sobre qual a melhor sessão que viram na praça. " "A Família do Futuro'!", grita o primeiro. "Ah, e "Transformers'", responde prontamente o amigo.
No escorregador, Larissa, 5, dá umas olhadas na tela, mas sua mãe, a costureira Luzelina de Souza, 47, é quem presta mesmo atenção. "Trago ela, mas eu que acabo vendo", conta, rindo.
Apesar de o sargento Pereira ter se mudado para Holambra (120 km de São Paulo), onde pretende fazer o mesmo projeto, as sessões na Vila Guilherme continuam.
Atual responsável, o sargento Adilson de Almeida reconhece a importância do trabalho. "Como pudemos reprimir mais os crimes como assaltos e tráfico, o ganho acabou retornando às pessoas, em maior segurança."
Segundo Pereira, a ação ajuda ainda a aproximar a polícia dos moradores -de acordo com o sargento, depois que as sessões começaram, eles passaram a receber mais denúncias.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.