São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 / SÃO PAULO

PT deve bombardear Alckmin no 2º turno

DA REPORTAGEM LOCAL

Ataques e apoios. Essa é a base na qual o PT assentará sua estratégia para o segundo turno contra José Serra (PSDB). No front, os estrategistas da campanha petista já definiram que um dos principais alvos é o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que no primeiro turno apareceu na TV falando que trabalha "bem com Serra".
Os petistas avaliam que Alckmin puxa votos para Serra e o ajuda na conquista do voto feminino, por sua imagem de "bom moço", na definição do PT. Como o Datafolha mostrou, o governador é um cabo eleitoral mais poderoso até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital paulista.
É consenso que é necessário comparar as administrações do PT, na cidade, com a do governador, no Estado. A liderança do partido na Assembléia Legislativa já foi acionada e tem em mãos levantamentos sobre endividamento e salário dos servidores.
O partido pretende entrar numa seara na qual Serra tem conseguido ganhar votos: a saúde. O PT também vai comparar educação pública e explorar as escolas de lata erguidas pelo Estado.
Essas foram duas armas usadas durante o primeiro turno e que podem ganhar o reforço de um terceiro flanco, a Febem do governo estadual.
A união Marta-Lula será reforçada, pois a coordenação avalia que o momento econômico é favorável. Antes, porém, de começar a artilharia, os estrategistas têm de atrair aliados. O presidente do diretório municipal do PT e coordenador-geral da campanha de Marta, Ítalo Cardoso, não fala a verdade quando diz que só buscará apoios após o primeiro turno.
As conversas com o PP de Paulo Maluf seguem em andamento. O PT já apelou ao presidente nacional do PSB, deputado federal Miguel Arraes (PE), para dobrar Luiza Erundina a subir no palanque de Marta. Ela ainda não se decidiu. No PPS, o grupo ligado ao deputado João Herrmann deve intensificar a dissidência de apoio à prefeita. Oficialmente, o partido está com José Serra (PSDB). (CHICO DE GOIS e PEDRO DIAS LEITE)


Texto Anterior: Eleições 2004: Marta Suplicy
Próximo Texto: Num só dia, prefeita visita norte, sul e leste
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.