São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Prefeita afirma que também fez obras nas regiões mais ricas

Marta elogia Maluf e vai atrás dos 'abastados'

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dia após o primeiro turno, que lhe conferiu 35,82% dos votos, a prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, disse ontem que pretende buscar o voto "da população mais abastada" da cidade, elogiou o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) e confirmou que irá se licenciar do cargo de prefeita "por 14 dias", como adiantou a Folha.
A petista obteve ontem seu primeiro apoio oficial. Trata-se de Francisco Rossi (PHS). Ele ficou em sexto lugar, com 77.957 votos -1,26% dos votos válidos.
Rossi compareceu ontem à noite a um evento do PT e partidos coligados para "incentivar a militância". "A cidade está bem administrada", elogiou. "Eu tenho compromisso com a verdade e vim lhe apoiar incondicionalmente", disse Rossi a Marta.
"A grande verdade é que ninguém lhe ataca do ponto de vista de probidade administrativa. A cidade mudou, está bem administrada, e eu quero que você continue prefeita", disse o ex-prefeito de Osasco, que chegou em quarto lugar na campanha para governador em 1998 e apoiou a Maluf, contrariando orientação do PDT, partido do qual foi expulso.
"Gostaria que as pessoas das regiões mais abastadas percebessem que tudo o que foi feito nesta cidade o foi com um olhar para os mais carentes, mas que beneficia também os que têm mais", disse.
A declaração de Marta decorre do mapa de votação, que demonstra que o candidato José Serra (PSDB) teve seu melhor desempenho nas regiões mais ricas. Já Marta obteve mais votos nos bairros mais carentes. "A população mais abastada não ficou abandonada. Os túneis foram feitos, o centro está bonito e recuperado. Vou ter de contar também com a generosidade dos que têm mais, pois vi que os bairros muito abastados não privilegiaram esta candidatura [a dela]," declarou.
"Eu acredito no ser humano e acho que essas pessoas que não utilizam o CEU, os uniformes e o bilhete único sabem o que isso significa para as pessoas que trabalham para elas e que têm menos." A prefeita afirmou que neste segundo turno irá buscar os votos dos eleitores de Maluf, de Luiza Erundina (PSB), da doutora Havanir (Prona), entre outros. Marta elogiou o ex-prefeito ao lembrar que em um ato na zona leste seu filho Supla surpreendeu-se com a quantidade de pessoas que declaravam votos em Maluf. "Eu falei: "Tem, meu filho, porque ele fez coisa aqui; nós estamos em uma avenida que foi ele quem fez"."
Marta disse que pretende licenciar-se do cargo por 14 dias para dedicar-se mais à campanha. Ela ainda não definiu a data do afastamento, mas será depois do dia 9, uma vez que o município vai abrigar, de amanhã a sexta-feira, um encontro internacional de cidades. O licenciamento por esse período deve-se ao fato de que, se fosse de 15 dias ou mais, ela teria de pedir autorização à Câmara.
Questionada sobre a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, no segundo turno, a prefeita disse que "o presidente é uma pessoa que, dentro da lei, dentro do que for possível, vai ser disputado também. Acho que ele tem de estar presente em tudo e também tem de governar. Mas ele virá".
A próxima visita de Lula a São Paulo será para a inauguração do museu afro-brasileiro, dia 23. "Infelizmente, ele virá para uma inauguração e eu não vou poder estar junto", lastimou. A última inauguração da qual o presidente participou em São Paulo foi do prolongamento da Radial Leste. "Ele vai se engajar à medida que for importante, que ele achar conveniente, que nós pedirmos."
Antecipando qual deve ser o tom de sua campanha, a prefeita disse que é preciso comparar o que o governo do Estado, administrado pelo PSDB, fez na cidade com o que a prefeitura do PT fez. "Temos de comparar o que o governo do Estado fez pelo pobre. Eles estão há 12 anos no poder e não conseguiram fazer o bilhete único no metrô e no trem. Vai ver os hospitais estaduais em que condições se encontram. Que salto na saúde o Estado vai fazer?"


Texto Anterior: Vitória de Serra se consolidou no domingo, diz Datafolha
Próximo Texto: Isto é Marta
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.