São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e PSDB avançam; PMDB resiste

O Brasil que se desenha um dia depois das eleições confirma a hegemonia do PT e do PSDB nos grandes centros, mas revela que o PMDB ainda continua forte nas pequenas cidades. O PT elegeu pelo menos 400 prefeitos em todo o país, num total de mais de 16,3 milhões de votos. Já o PSDB ficou em segundo lugar, com 15,7 milhões de votos. Vai comandar, porém, um número maior de prefeituras: 861.
O PMDB, que já foi o maior partido do país, ficou em terceiro lugar no número de eleitores, cerca de 14,2 milhões, mas ainda domina nas pequenas cidades, com mais de 1.040 prefeitos.
Nos grandes centros, os petistas têm chance de eleger 36 prefeitos; o PSDB, seu maior rival, pode ir a 30. Os partidos aliados do governo federal saíram-se bem nas urnas. Juntas, as siglas pró-Lula já elegeram 29 cidades grandes, mas têm 83 candidatos disputando os 44 segundos turnos. Já os partidos anti-Lula garantiram no domingo 20 centros urbanos, mas classificaram só 57 candidatos para o próximo dia 31. O PMDB ainda está presente nas cidades relevantes, mas só na parte de baixo da lista -quando o eleitorado fica perto de 150 mil.
A polarização PT-PSDB também se manteve no resultado das eleições no Estado de São Paulo. O PSDB saiu vitorioso, no primeiro turno, em 190 cidades. Já o PT elegeu 53 prefeitos em São Paulo já no primeiro turno e disputará outras cinco prefeituras no segundo.


Texto Anterior: Horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa até o dia 18
Próximo Texto: São Paulo: PT leva 53 municípios e cresce 39% no Estado
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.