São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tática

Aplicação vira ordem nš 1

Com o "futebol total", o esporte ganha em dinamismo e os jogadores são mais exigidos, cumprindo diversas funções e se aprimorando em treinos específicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns jogadores não gostam. Os brasileiros têm fama de ligarem pouco. Mas, no futebol de hoje, o que mais se treina é a tática a ser usada a cada jogo.
O ponto de partida deste tipo de trabalho na era moderna foi a seleção da Holanda que foi vice-campeã mundial em 1974.
Apregoando o "futebol total", em que os jogadores não guardavam posição e alucinavam a defesa adversária com intensa troca de passes, o time marcou época como ícone de futebol moderno: exigiu novo conceito de treinamentos e táticas.
Antes negligenciada, a disciplina em campo tornou-se fundamental. Hoje, desde os alas até os atacantes têm funções específicas. O mínimo deslize pode resultar em um gol sofrido. Ou em uma derrota doída.
Os tipos mais comuns de treinamentos táticos consistem em limitar o campo para exigir agilidade na troca de passes e mais rapidez na marcação. Simulam trabalhos com e sem a bola, treinando a percepção de espaço e disciplina estratégica dos atletas de todas as funções.
Sem treino, não há padrão de jogo consistente. "Às vezes, a equipe acaba de se encontrar e já vai para a partida. É difícil ter bons resultados", fala Carlos Alberto Parreira, que desta forma justifica alguns tropeços.
Especificidade é a palavra principal neste tipo de trabalho. Tudo é calculado e previsto de maneira precisa para que a marcação e a ofensividade funcionem -sempre de acordo com o rival, "simulado" ao longo dos treinos e das palestras.
Alguns treinamentos adquirem tanta importância que são fechados ao público e à imprensa. É o caso do aprimoramento de bolas paradas, em cobranças de faltas, laterais e escanteios.
Geralmente ensaiadas, as jogadas surpreendem e decidem partidas. Exemplo? O corta-luz de Rivaldo para Ronaldo no segundo gol da final de 2002, como revelou o meia recentemente. (TALES TORRAGA)


Texto Anterior: Técnica: Repetição de lances traz aperfeiçoamento
Próximo Texto: Brasil 2014
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.