São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

KUBRICK ON LINE

Internet detalha vida e obra

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

Patrick Larkin deve ser o mais atento dos fãs de Kubrick. Ontem à tarde, já noticiava sua morte, acompanhada de uma foto recente do cineasta. Ele é o autor do "Kubrick Multimedia Guide", uma das boas fontes de referência amadoras sobre o diretor (www.lehigh.edu/pjl2/kubrick/).
"Stanley Kubrick: The Master Filmmaker" (pages.prodigy.com/K/U/K/kubrick/) é outro excelente tributo ao cineasta. Tem notas detalhadas sobre cada um de seus 12 longas lançados, incluindo pôsteres e fotos. Aqui descobrimos algumas curiosidades, como o conteúdo dos bolsos de Alex em "Laranja Mecânica". Ficamos sabendo ainda que a neve de "O Iluminado" foi feita de sal e isopor e que Errol Flynn quase trabalhou em "Lolita".
Na página "Kubrick on the Web" (www.krusch.com/kubrick/kubrick.html), há a íntegra do roteiro de "2001" e um arquivo de perguntas e respostas. Há também um ensaio sobre o simbolismo judaico em "2001".
"The Shining" (www.mindbuilder.com/mkraft/shining/index.html), homenagem a "O Iluminado", tem vários arquivos de áudio reproduzindo arrepiantes monólogos de Jack (Jack Nicholson) e fotos do Overlook Hotel e dos personagens do filme de terror. "The Shining Score" é dedicado somente à impressionante trilha sonora do filme (crash.simplenet.com/shining).
Fotos raras de um making of de "O Iluminado", feitas pela filha de Kubrick, Vivian, podem ser encontradas em www.doc-h.demon.co.uk/shining.htm, onde também há trechos da voz de Kubrick, dirigindo os atores e discutindo com Shelley Duval.
A fonte de informação mais completa para os fãs de "2001 -Uma Odisséia no Espaço" é "Underman's 2001" (www.underview.com/2001.html), que traz tudo sobre o livro, o filme e temas relacionados (como o filme "Solaris", de Tarkovsky). A página "2001" (www.geocities.com/Area51/Shire/9828/) traz informações em português.
Fugindo do material convencional das páginas de fãs, John Morgan criou "The Unknown Kubrick", com reproduções de trabalhos de fotojornalismo do diretor quando jovem, para a revista "Look". Morgan traça analogias entre as fotos e os filmes de Kubrick (www-personal.umich.edu/jbmorgan/look.html). Outra página curiosa lista (muitas) referências a Kubrick no seriado "Os Simpsons" (www.physics.ucla.edu/utam/kub-simp.html).
Para informações sobre o inédito "Eyes Wide Shut" (inédito), a MoviePage é um bom endereço (www.movie-page.com/1999/EyesWideShut.htm).
Quem quer comprar os filmes de Kubrick pode recorrer à Reel (www.reel.com), onde estão à venda 11 de seus 12 longas. A livraria Cultura (www.livcultura.com) tem seis livros sobre ele, em português, inglês e espanhol. Na Amazon (www.amazon.com), há 21 títulos sobre o diretor.


Texto Anterior: Diretor deixa novo filme pronto; estréia nos EUA será em julho
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.