São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1870
A presença de menos de três defensores entre o atacante que recebe a bola e a linha de fundo caracteriza o impedimento.

1871
A figura do árbitro é oficializada, mas ele fica fora do campo.

1878
O árbitro começa a usar apito.

1891
O árbitro corre no campo.

1907
Jogador que recebe a bola em seu campo não está impedido.

1913
O goleiro não pode mais pegar a bola com a mão fora da grande área.

1938
Reunião tumultuada da International Board consagra as 17 regras do esporte.

1968
Depois de 30 anos, a International Board volta a alterar as regras, acrescentando as substituições nas equipes. Cada uma pode trocar até dois jogadores por partida.

1970
Duas alterações importantes são instituídas na Copa do México. Os cartões são adotados pelos árbitros (o amarelo para advertência grave e o vermelho para expulsão). E o sorteio como definição de vencedor nas partidas empatadas é abolido. Na Copa, uma série de cobranças de pênaltis passa a decidir o vencedor.

1975
A recém-fundada Liga Americana de Futebol organiza um campeonato de estrelas (inclusive Pelé, atuando no Cosmos) e substitui a decisão por pênaltis pelo sistema "shoot-out". O jogador parte do meio de campo com a bola dominada, tendo entre ele e o gol apenas o goleiro adversário, que tenta interceptá-lo ou defender o chute.

1990
Mudança na regra do impedimento. Se o atacante estiver na mesma linha do penúltimo homem do time adversário, sua posição é legal.

1993
Um ano cheio de mudanças. É criada a área técnica. Trata-se de um quadrilátero junto ao campo, diante do banco de reservas, no qual o técnico pode ficar em pé e dar instruções. O goleiro não pode mais pegar a bola com as mãos quando um companheiro de time a recuar intencionalmente com o pé. O Mundial Sub-17 testa o lateral cobrado com o pé. A idéia não emplaca. No Mundial de Juniores, entra em cena a "morte súbita" na prorrogação. A idéia é aprovada e passada para outros torneios.

1995
O Mundial feminino testa o tempo técnico, pedido pelos treinadores, que interrompe a partida uma vez a cada tempo, por três minutos. A Federação Paulista de Futebol adota a inovação. A circunferência da bola diminui de 72 cm para 70 cm.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.