São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGRA 1 - O CAMPO
O tamanho pode até variar

O campo de jogo deve ser retangular, medindo entre 90 m (mínimo) e 120 m (máximo). A largura máxima não deve ultrapassar 90 m, mas não deve ser inferior a 45 m. Em partidas internacionais, passa a 110 m (mínimo de 100 m) de comprimento por 75 m (mínimo de 64 m).
As linhas devem ser visíveis, com 12 cm de largura (máximo). As mais longas são as laterais, e as mais curtas, as de fundo.
O centro do campo deve ter uma circunferência com 9,15 m de raio. As linhas que formam a pequena área devem ficar a 5,50 m de cada lado das traves, entrando 5,50 m para dentro.
A grande área deve ficar a 16,50 m de cada trave, avançando a mesma distância para dentro do campo. Essa é a área de pênalti.
O pênalti é cobrado a 11 m do gol. A partir daí, são traçados arcos com 9,15 m de raio no lado de fora das duas grandes áreas. Nos quatro cantos do campo, devem estar desenhados arcos com 1 m de raio.
No centro de cada linha de fundo deve ser colocada a trave (7,32 m de largura por 2,44 m de altura, com 12 cm de diâmetro), que pode levar uma rede.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.