São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGRA 8 - INÍCIO DO JOGO
Pontapé inicial é definido na sorte

A escolha do campo, ou do tiro de saída, deve ser sorteada com uma moeda, privilegiando pela sorte quem escolhe o lado.
O jogo começa com um chute na bola parada no centro do gramado, a partir de um sinal do juiz, em direção ao adversário.
Cada time deve ficar do seu lado do campo. Os adversários não devem ficar a menos de 9,15 m longe da bola nesse momento.
A bola só é considerada em jogo quando percorrer uma distância igual à sua circunferência. O jogador que deu início ao jogo só pode tocar na bola novamente depois de ela ter sido tocada por outro jogador. Caso contrário, haverá um tiro livre direto.
Depois de um gol, a partida será reiniciada da mesma forma, com um jogador do time que sofreu o gol com a bola no centro.
Depois do intervalo, as equipes recomeçarão o jogo, trocando de lado. A saída deve ser dada pela equipe contrária. Não se pode marcar gol a partir desse tiro.
Para recomeçar o jogo, por causas que não as acima, e sempre que a bola não tenha ultrapassado as linhas, o juiz deixará a bola caída no chão onde ela estava antes da interrupção. Ela será considerada em jogo assim que tocar o gramado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.