São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGRA 13 - TIROS LIVRES
Há dois tipos de cobranças no jogo

No futebol, há dois tipos de tiros livres: o direto, que pode ser chutado diretamente para o gol, e o indireto, cuja bola deve ser passada para outro atleta, que deve tentar finalizar o lance.
No tiro livre dentro da área penal, todos os adversários devem estar pelo menos 9,15 m longe da bola e devem ficar fora da área até que a bola saia fora dela.
A bola é considerada novamente em jogo assim que ela percorrer uma distância igual à sua circunferência e tiver saído da grande área.
O goleiro não pode receber a bola em suas mãos para lançá-la ao jogo. Se ela não for lançada imediatamente para fora da grande área, a cobrança do tiro livre deve ser repetida.
Se o tiro livre for concedido fora da grande área, a distância dos jogadores adversários também deve ser de pelo menos 9,15 m da bola. O jogador que cobrar o tiro livre não pode tocar na bola antes que outro o faça.
Todo tiro livre concedido a uma equipe defensora dentro de sua própria área de meta pode ser cobrado de qualquer lugar de dentro da área.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.