São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JÁ NAS RUAS

Lançamentos importantes, como Ford Fiesta, VW Polo e Fiat Stilo, chegaram ao longo do ano

Montadoras "pulverizam" atrações

DA REDAÇÃO

Há pouco mais de um ano, o mundo era apresentado, no Salão de Frankfurt (Alemanha), a três importantes lançamentos automobilísticos: o novo Ford Fiesta, o Volkswagen Polo e o Fiat Stilo.
Este último foi mostrado com toda a pompa por Michael Schumacher. Ainda na mostra alemã, o Fiesta era destaque no estande da Ford, e o novo Polo, o grande lançamento da VW.
No Salão de São Paulo, eles, que para ser produzidos aqui motivaram mudanças profundas nas linhas de montagem (VW e Ford anunciaram fábricas totalmente novas), serão coadjuvantes.
Não são mais novidade, uma vez que não interessava às montadoras lançá-los só no Salão -as vendas no fim do ano são tradicionalmente mais fracas. O destaque em São Paulo é o Polo Sedan, guardado para a mostra.
Fiesta e Polo hatch foram apresentados em abril, e o Stilo, no mês passado. Isso sem falar no primeiro lançamento do ano, o do novo Chevrolet Corsa, mais evoluído que o europeu. Ele introduziu no país o conceito de "compacto premium", seguido por Fiesta, Polo e, em 2003, C3 e Fit.
Outro trunfo da General Motors foi apresentar em agosto a Meriva, minivan derivada do Corsa, antes mesmo de o modelo ser conhecido na Europa -o que ocorreu só neste mês, em Paris.
Apesar de viver crise nas vendas, a indústria não pode reclamar de falta de sintonia, ao menos quando o assunto são modelos compactos e médios. (LUÍS PEREZ)


Texto Anterior: Globalização: Modelos nacionais dividem atenção com importados
Próximo Texto: Ausências: Evento 'esquece' carros que já estão no exterior
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.