São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAS HORAS LIVRES

Vila Mariana concentra opções de lazer e bens culturais

Com Moema, distrito obtém notas mais altas nos quesitos; Jabaquara é onde moradores vão mais a boates e, Ipiranga, a bares

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Aqui, concentra-se o que há de melhor da cidade em termos de cultura e de lazer", orgulha-se a psicanalista Carla Audi, 42, enquanto estaciona seu carro no parque Ibirapuera, onde se exercita no intervalo de uma consulta e outra.
As opções de lazer são um dos pontos fortes da região sul, onde, com exceção do Sacomã (3,5), os outros sete distritos registraram no quesito notas superiores à média da cidade (4). Os que mais se destacam são os distritos de Vila Mariana (7,3) e Moema (7,2), que também registraram as notas mais altas em relação às opções culturais -6,9 e 5,9 respectivamente.
É no distrito de Vila Mariana que estão alguns dos equipamentos culturais mais importantes da cidade, como a Cinemateca Brasileira, o Museu Lasar Segall, a Casa das Rosas, o Itaú Cultural e as unidades Paulista e Vila Mariana do Sesc.
Moema, por sua vez, abriga o parque Ibirapuera, onde estão o MAM (Museu de Arte Moderna), a Oca, o Museu Afro Brasil e o pavilhão da Bienal. Até o segundo semestre de 2009, a região deve receber ainda um novo museu: o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da USP), que passará a ocupar o prédio do Detran.
Os moradores dos dois distritos são também os que mais aproveitam o tempo fora de casa da região. "Nós saímos pelo menos cinco vezes por semana", conta a apresentadora de TV Lígia Mendes, 26. Ao lado da amiga, a empresária Josie Perez, 35, ela tomava um drinque no final da tarde de uma terça-feira em um bar na praça Pereira Coutinho (Moema).
"Costumo ir a restaurantes e a lugares com boa música. Trabalhamos muito, temos que desfrutar do que o trabalho traz", ressalta a apresentadora.
Assim como ela, 59% dos moradores de Moema afirmaram na pesquisa ir ao menos uma vez por semana a restaurantes. Na vizinha Vila Mariana, o mesmo foi dito por 44% dos entrevistados. O número é bem acima das médias da região (26%) e de São Paulo (18%).
Nos dois locais, também viaja-se mais. "Nos finais de semana prefiro sair de São Paulo. Vou para Ilhabela, Angra, Salvador. Se tiver mais dias, vou para o exterior", conta Lígia.

Saúde
Idas ao teatro são um dos pontos fortes da Saúde, que, depois de Moema e Vila Mariana, registra o maior número de espectadores de artes cênicas -9% assistem a peças mensalmente; a média dos paulistanos é de 5%. Shoppings também são bastante frequentados pelos moradores de Saúde, onde 43% visitam centro comerciais pelo menos uma vez por semana. O índice só é maior em Moema (62%).
No Jabaquara, as idas a boates são as mais freqüentes da região sul. Entre os moradores, 13% vão no mínimo uma vez por semana, enquanto a média entre os paulistanos é de 9%. Já o distrito campeão em ida a bares é o Ipiranga, onde 35% dos moradores freqüentam um bar ao menos uma vez por semana. (TB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.