São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PANORAMA

O futuro do trabalho

Pesquisas apontam tendências que moldarão novas profissões até 2030

Alexandre Jubran


BRUNA MARTINS FONTES
EDITORA-ASSISTENTE DE SUPLEMENTOS

Conforme os avanços científicos e tecnológicos -desde o mapa do genoma até as redes sociais- se aproximam do nosso cotidiano, o mercado de trabalho também vislumbra evoluções.
Algumas ocupações são criadas, e outras ganham novos contornos, o que exige dos profissionais especialização em temas de ponta.
Para refletir sobre quais são as profissões que podem surgir até 2030 e como as que já existem serão influenciadas por descobertas e mudanças que se avizinham, a Folha avaliou pesquisas globais e brasileiras, que foram comentadas por especialistas de diferentes áreas.
O principal estudo consultado foi "The Shape of Jobs to Come" (como serão os empregos, em tradução livre), da consultoria britânica Fast Future (www.fastfuture.com), do qual participaram mais de 20 mil especialistas de 58 países. Ele aponta profissões que devem surgir nas próximas duas décadas.
O mapa do genoma humano é o avanço científico que mais impulsionará a criação de empregos, diz o CEO da Fast Future, Rohit Zahar, 49.
"Abrirá oportunidades para o avanço de diagnósticos e tratamentos médicos e reinventará o desenvolvimento de medicamentos", diz.

NO BRASIL
A Folha teve, também, acesso exclusivo às previsões feitas pela TechCast (www.techcast.org), que reúne especialistas para definir tendências tecnológicas e quando sairão do papel.
No Brasil, quem traça as carreiras mais promissoras até 2020 é o Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Em rodadas de opinião com mais de cem especialistas da academia e do mercado, a pesquisa "Carreiras do Futuro" define que inovação, qualidade de vida e sustentabilidade são cada vez mais prioridades nas empresas.
Esta edição especial revela as novas profissões citadas nessas pesquisas, ponderando quais estão mais perto da realidade brasileira. E mostra como o profissional pode se preparar para esse futuro.


Próximo Texto: Perfil: Desafios exigem novas qualidades
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.