São Paulo, quinta, 11 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEM DE SABER - história
Guerra Civil Espanhola (36-39) prenunciou a 2ª Guerra Mundial

ROBERTO NASSER
especial para a Folha

A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi um prenúncio da 2ª Guerra Mundial. Nessa guerra estiveram em confronto os fascistas ou nacionalistas e os republicanos.
Os nacionalistas (setores da classe média, latifundiários, clero -menos o catalão e o basco- e oficiais do Exército), liderados por Francisco Franco, eram contrários à República, que acusavam de ser dominada por comunistas. Contavam com o apoio de Hitler e de Mussolini e defendiam um projeto político fascista para a Espanha. Já os republicanos eram uma frente antifascista composta de liberais, esquerdistas e minorias nacionais. Todos defendiam o Estado republicano espanhol criado em 1931 e suas propostas de reforma social e política, inclusive uma reforma agrária. Receberam ajuda de Stálin e das Brigadas Internacionais, grupo originário de vários países, inclusive o Brasil, formado por intelectuais, defensores da democracia liberal e operários.
Usada como "laboratório" de guerra pelas forças da Alemanha hitlerista, a Guerra Civil Espanhola marcou a derrota dos republicanos, levando ao poder da Espanha, em 1939, o general Francisco Franco.


Roberto Nasser é professor do Colégio Bandeirantes


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.