UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA TRENTO

ROTEIRO PARA TERRA DE MADRE PAULINA UNE DEVOÇÃO E LAZER

Visitantes se multiplicam por milagre

CLEBER MARTINS
ENVIADO ESPECIAL A NOVA TRENTO (SC)

Pelo menos 60 mil pessoas deverão reservar uns dias das férias de julho para trilhar um roteiro religioso rumo a Nova Trento (SC) -cidade de madre Paulina (1865-1942), a primeira santa do Brasil.
A localidade de menos de 10 mil habitantes celebra o dia oficial da santa em 9 de julho, data de sua morte. A visitação deve ser maior, porém, no segundo domingo do mês, quando há a "festa litúrgica".
Município onde Madre Paulina passou a maior parte de sua vida, Nova Trento (cerca de 725 km de São Paulo) está se tornando uma das principais estâncias turístico-religiosas do país. Aparecida (a 167 km da capital) é, de longe, a principal: chega a reunir 200 mil fiéis na festa do Dia da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro.
Após a canonização de Madre Paulina, em maio de 2002, a cidade catarinense passou a receber um número de devotos cinco vezes maior. Apesar da infra-estrutura turística ainda incipiente (por volta de 600 leitos nos hotéis), o município pode se dizer "abençoado" pela boa localização -os turistas têm como contar com hospedagem em cidades maiores próximas, como Florianópolis e Balneário Camboriú.
Sem contar a tranquilidade e a beleza natural do interior catarinense, com suas matas, cachoeiras e rios. Nada melhor para o conforto espiritual nas férias.

Pecados
Embora a devoção à Madre Paulina seja a principal motivação do turismo a Nova Trento, quem viaja de carro com a família rumo ao Sul do país pode se dar a liberdade de cometer uns pecadilhos.
Em nome da preguiça, não é má idéia esticar o roteiro ao litoral catarinense. Florianópolis fica a 83 km dali, Balneário Camboriú, a cerca de 60 km. Para as praias de Bombinhas, então, são só 45 km.
Sem cair na gula, dá para saborear em Nova Trento -colonizada por italianos- as massas e o vinho local (quase 1 milhão de litros anuais). No litoral, a pedida são peixes, ostras e camarões.
Avareza à parte, quem quer evitar gastos da alta temporada pode ir a Nova Trento em outras épocas: março (quando há peregrinação de 23 km a partir de Brusque), outubro (mês em que Madre Paulina foi beatificada, em 1991) ou na Quaresma, em que o santuário também é bastante frequentado.
É bom conter a ira com o percurso às vezes lento na serra entre São Paulo e Paraná devido ao grande número de caminhões na estrada. Mas dá para exercer o pecado do orgulho de ter escolhido a região catarinense para as férias.


Cleber Martins, editor de Empregos e Negócios, viajou em carro cedido pela DaimlerChrysler.


Texto Anterior: Peugeot 307 SW: Teto solar revela a paisagem, mas exige contorção
Próximo Texto: Grand Caravan: Comodidade e motor garantem devoção ao carro
Índice

UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.