São Paulo, domingo, 13 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERVIÇOS

Setor ainda lidera em admissões

No primeiro trimestre, 82% das empresas recrutaram funcionários que têm nível superior

Em 2010, profissionais serão mais procurados por empresas das áreas financeira, de telefonia, de TI e de engenharia

ADRIANA ABREU
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tradicionalmente o maior empregador de quem tem nível superior, o setor de serviços segue na liderança em contratações.
No primeiro trimestre, 82% das empresas da área admitiram profissionais com essa escolaridade, segundo pesquisa do Datafolha.
Essa foi a maior marca entre os três setores avaliados na pesquisa. Tanto no industrial como no de comércio, a média de companhias que os recrutaram foi de 65%.
"O setor de serviços vem crescendo mais do que os outros, principalmente em relação à indústria", confirma Luigi Nese, presidente da CNS (Confederação Nacional de Serviços).
O número de contratações também foi 62% maior do que no primeiro trimestre de 2009, segundo o Datafolha.
"Os números superaram as expectativas", avalia Karin Parodi, 45, diretora da consultoria Career Center.
O aquecimento do mercado de serviços também aparece no levantamento da consultoria LCA com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.
No primeiro quadrimestre deste ano, o setor de serviços contratou 308 mil funcionários com nível superior e demitiu 219 mil. O saldo (89 mil) foi o maior dos três setores. E o número de contratados foi 7,34% superior ao do mesmo período de 2009.
O mercado, porém, não está tão aquecido quanto antes da crise: no primeiro quadrimestre de 2008, foram contratadas 9,6% mais pessoas do que no deste ano.

ALTA DEMANDA
A demanda por profissionais de nível superior deve se manter aquecida em 2010. Ao Datafolha, 57% das empresas disseram que pretendem contratar profissionais com essa escolaridade até o final do ano -26% delas buscam de 10 a 49 funcionários.
Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que o setor, responsável por movimentar uma receita de R$ 600 bilhões ao ano, tem projeção de crescer 10% em 2010.
Segundo eles, as áreas que mais devem contratar diplomados são a comercial, a financeira, a de telefonia, a de engenharia e a de TI (tecnologia da informação).


Texto Anterior: Foco: Companhias contratam analistas, diz Datafolha
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.