UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria prefere usar a internet

De cada 100 contribuintes, 97 vão declarar por meio magnético; sistemática evita erros e é mais segura

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem nunca usou a internet para fazer a declaração do Imposto de Renda não sabe as facilidades que está perdendo. Se tiver condições, o contribuinte deve usar esse sistema para declarar.
Para este ano, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, estima que a Receita vá receber 19 milhões de declarações. Dessas, mais de 18,4 milhões (97%) serão entregues em meio magnético (internet, disquete, via on-line e pelo telefone). Apenas cerca de 600 mil contribuintes ainda devem usar os tradicionais formulários impressos.
Adir enumera uma série de vantagens no uso da internet: não há custo, o contribuinte declara sem sair de casa, há menos chance de erro (o programa informa quando isso acontece), o sistema é seguro e a declaração chega imediatamente à Receita.
Uma vez concluída a declaração, o contribuinte deve fazer uma cópia em disquete e guardá-la. No próximo ano, ele importa os dados desta para a declaração a ser entregue em 2004.
O avanço da internet fez despencar o número de declarações em formulários. No gráfico abaixo o leitor tem uma mostra dessa evolução. Em 1997, pouco mais de 700 mil pessoas usaram a internet, contra mais de 3,9 milhões que preferiam os formulários. Em 2002, mais de 15,2 milhões usaram a internet, contra pouco mais de 800 mil que se mantiveram fiéis aos formulários. (MC)


Texto Anterior: Com poucos bens, use o telefone
Próximo Texto: Inovações facilitam declaração
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.