UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal deve declarar em separado

Modelo completo favorece, em geral, quem ganha mais, mas há casos em que ambos podem usar o simplificado

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando marido e mulher trabalham, em geral é vantagem para o casal fazer a declaração separadamente. Assim, ambos podem usar o limite de isenção de R$ 12.696. Esse procedimento pode gerar restituição maior ou saldo a pagar menor.
O casal deve analisar que tipo de formulário traz mais vantagem (leia texto na página 2). Normalmente, compensa o uso do simplificado pelo que tem a menor renda, porque ele poderá abater 20% do ganho sem precisar comprovar as despesas.
O que ganha mais poderá usar o modelo completo, podendo abater todas as despesas permitidas, especialmente se elas superarem R$ 9.400. Se as despesas dedutíveis não superarem esse valor, então provavelmente ambos deverão optar pelo simplificado.
O mesmo critério pode ser adotado em relação aos filhos. Se tiverem renda própria, é mais vantajoso declarar separadamente dos pais. Se tiverem poucos abatimentos, então compensará usar o modelo simplificado. (MC)


Texto Anterior: Inovações facilitam declaração
Próximo Texto: Confira as vantagens para aposentados
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.