UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Declaração de bens exige atenção

Evolução do patrimônio do contribuinte de um ano para o outro precisa ser compatível com os ganhos

DA REPORTAGEM LOCAL

Todos os dados de uma declaração do Imposto de Renda são importantes. Mas a declaração de bens e direitos deve merecer atenção especial do contribuinte. Afinal, ela vai mostrar ao fisco se o patrimônio (bens em geral, como imóveis, veículos, aplicações financeiras etc.) que o contribuinte vem constituindo ao longo dos anos é compatível com a renda declarada.
A declaração de bens deve retratar, da forma a mais fiel possível, todo o patrimônio de uma pessoa. É que, às vezes, um bem comprado ou herdado pode permanecer com o contribuinte por toda a vida.
Os contribuintes que apresentam grandes novidades na declaração de bens devem redobrar os cuidados, pois a Receita dá atenção especial à análise da origem do acréscimo patrimonial -aumento no valor total dos bens de um ano para o outro. Qualquer deslize cometido nessa parte da declaração pode acabar por retê-la na malha fina. (MC)


Texto Anterior: Confira as vantagens para aposentados
Próximo Texto: Antecipar a restituição em banco sai caro
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.