São Paulo, quinta, 16 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todos os filmes


Legendas (LP = Português; LI = Inglês; LIt = Italiano; LF = Francês; LE = Espanhol; SL = Sem legenda)




"África: Como Vai essa Dor?" ("Afriques: Comment ça Va avec la Douleur?") - França, 1996. Dir.: Raymond Depardon.
Registro de três anos de viagem do diretor pela África, onde captou os contrastes entre a beleza da paisagem e a miséria social.
165 min. SL. Dias 26 e 30.

"Alors Voilà" ("Alors Voilà") -
França, 1997. Dir.: Michel Piccoli.
A história de Constantin, homem que possui três famílias, que mantém sob constante vigilância, e vive de negócios escusos em que é assessorado por um séquito fantasma.
93 min. LP. Dias 23, 24 e 29.

"Amar" ("To Love") -
Japão, 1997. Dir.: Kei Kumai.
Jovem é confinada a sanatório e, isolada do resto do mundo, aprende a conhecer e amar outros pacientes, tornando-se espécie de fonte de carinho e compaixão para eles.
114 min. LI. Dias 29, 30 e 31.

"O Amigo do Defunto" ("Priatel Pakoïnika") -
Ucrânia/França, 1997. Dir.: Viatcheslav Krichtofovitch.
Desventuras de um intelectual em meio às transformações culturais de seu país com o fim da URSS. Traído por sua mulher, envolve-se com a máfia em uma tentativa frustrada de matá-la.
105 min. LP. Dias 22, 23 e 30.
"O Amor É tão Forte Quanto a Morte" ("Love Is as Strong as Death") -
Rússia, 1997. Dir.: Andrei Nekarasov.
Ao voltar a sua cidade, homem e descobre que seu melhor amigo foi assassinado, o amor de sua juventude está numa clínica psiquiátrica e seu pai é um político corrupto.
105 min. LI. Dias 24, 25 e 26.

"Anahy de las Misiones" ("Anahy de Las Misiones") -
Brasil, 1997. Dir.: Sérgio Silva.
Anahy é uma mulher que luta pela sobrevivência e união de sua família durante os anos da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul.
115 min. Dia 25.

"Ardena, a Ilha Que Não Existe" ("Ardena, l'Isola Che Non C'È") -
Itália, 1997. Dir.: Luca Barbareschi.
Garoto de férias nos lagos do norte da Itália desfruta de maior convivência com a família e vivencia os acontecimentos históricos do ano de 1969.
113 min. LI. Dias 22, 24 e 26.

"Aviões de Papel" ("Mooshak-e Kahghazi") -
Irã. Dir.: Farhad Mehranfar.
Um empregado e seu filho viajam às cidades mais isoladas do país com um cinema móvel. Em uma vila, toda a população comparece para ver um filme pela primeira vez.
90 min. LE. Dias 20, 21 e 28.

"A Balada de Narayama" ("Narayama- Bushi-Ko") -
Japão, 199XX. Dir.: Shohei Imamura.
129 min. LI. Dias 18 e 25.

"Bent" -
Inglaterra, 1997. Dir.: Sean Mathias.
Drama de dois amantes homossexuais que tentam fugir da Alemanha durante o auge do nazismo. Um é assassinado, e o outro, levado a um campo de concentração.
118 min. LP. Dias 19, 23 e 27.

"A Boca de Jean-Pierre" ("La Bouche de Jean-Pierre") -
França, 1996. Dir.: Lucile Hadzihalilovic.
Depois de presenciar a tentativa de suicídio da mãe, garota é levada à casa de sua tia onde é importunada pelo amante dela.
52 min. LI. Dias 23, 28 e 29.

"Um Buñuel Mexicano" ("Un Buñuel Mexicain") -
França/México, 1997. Dir.: Emilio Maille.
Documentário sobre o período em que o espanhol Luis Buñuel viveu no México, entre 1946 e 65, no qual dirigiu filmes como "Nazarin" e "Viridiana".
56 min. LI. Dias 21, 24 e 26.

"Caminhando o Caminho" ("Walk the Walk") -
Suíça e França, 1996. Dir.: Robert Kramer.
Mistura de documentário e ficção, o filme conta a história de uma família que vive isolada em um farol. Com o tempo cada um segue seu próprio caminho.
105 min. LI. Dias 25, 27 e 28.

"O Caminho" ("Az Út") -
Hungria, 1997. Dir.: Ferenc Moldoványi.
Um velho professor, imigrante chinês na Hungria, decide retornar a sua terra em busca de seu passado, sua família, sua cidade e sua cultura.
85 min. LI. Dias 21, 22 e 30.

"Um Canto de Esperança" ("Paradise Road") -
Austrália, 1997. Dir.: Bruce Beresford.
História real que conta o drama vivido por um grupo de mulheres que é capturado pelo exército japonês depois de fugirem de Cingapura durante a Segunda Guerra.
120 min. LP. Dias 24, 27 e 29.

"Cartas Faladas" ("Cartas Faladas") -
Síria, 1992. Dir.: Abdul Latif Abdul Hamid.
O cotidiano dos habitantes de um pequeno vilarejo nas montanhas da Síria é narrado é contado de forma cômica a partir de pequenos contos.
110 min. LI. Dias 18, 24 e 28.

"A Casa" ("The House") -
Lituânia, 1997. Dir.: Sharunas Bartas.
O filme trata da casa como centro de convergência da vida cotidiana. Nela acontecem festas e funerais. Em cada um de seus cômodos, um sentimento humano.
120 min. Sem diálogos. Dias 20, 21 e 29.

"Chamando os Fantasmas: Uma História de Estupro, Guerra e Mulheres" ("Calling the Ghosts: A Story about Rape, War and Women") -
Croácia, 1996. Dir.: Mandy Jacobson.
Mulheres comuns, habitantes da Bósnia, relatam o drama de terem sido estupradas pelos soldados inimigos e lutam pela condenação dos mesmos.
63 min. LI. Dias 25, 26 e 27.

"Champanhe Safári" ("The Champagne Saffari") -
Canadá, 1996. Dir.: George Ungar.
Durante a Grande Depressão americana, um milionário francês resolve fazer uma viagem pelo Canadá, com a mulher, a amante e um fotógrafo de cinema.
100 min. LP. Dias 19, 20 e 30.

"A Cicatriz" ("Blizna") -
Polônia, 1976. Dir.: Krzysztof Kieslowski.
Ao ser encarregado da obra de um enorme complexo químico, um dirigente sofre dilemas morais por ter vivido seu passado com a esposa ativista no mesmo local.
112 min. LP. Dias 25, 26, 27 e 31.

"As Cinco Estações" ("Fassloh Padjom") -
Irã, 1997. Dir.: Rafi Pitts.
Famílias inimigas -há muito tempo que não recordam mais a causa da inimizade- tentam uma reconciliação por meio do casamento forçado de dois jovens.
80 min. LP. Dias 25, 28 e 30.

"O Comparsa" ("O Comparsa") -
Síria, 1994. Dir.: Nabil Al Maleh.
Garoto se apaixona por viúva com quem mantém relacionamento às escondidas, contrariando a vontade das respectivas famílias.
120 min. LI. Dias 25, 30 e 31.

"Conspiradores do Prazer" ("Spiklenci Slasti") -
República Tcheca, 1996. Dir.: Jan Svankmajer.
Combinação de cinema e técnicas de animação. Após receber uma carta, Peony se prepara para um domingo surreal, em que experimentará estranhas formas de prazer.
75 min. Sem Diálogos. Dias 17, 19 e 27.

"Conversando com a Besta" ("Gespräch mit dem Biest") -
Alemanha, 1996. Dir.: Armin Mueller-Stahl.
Em Berlim, historiador entrevista um homem que diz ser Adolph Hitler. Com o fim do Terceiro Reich, ele teria sido duplicado para ser para salvo da morte.
96 min. LP. Dias 22, 30 e 31.


"O Corredor D.a.n.g.a.n." ("D.a.n.g.a.n. Runner") - Japão, 1997. Dir.: Sabu.
Três homens ligados à máfia japonesa estão fugindo: um ladrão, um astro do rock e um guarda-costas. Depois de algumas horas, já não sabem mais do que fogem.
82 min. LP. Dias 23, 24 e 27.

"Correndo nos Trilhos" ("Riding the Rails") -
EUA, 1997. Dir.: Michael Uys e Lexy Lovell.
Documentário sobre uma das principais personagens da Grande Depressão: os "road kids", garotos que deixavam suas casas fugindo da miséria no final dos anos 20.
72 min. SL. Dias 17, 20 e 25.

"Cosmos" -
Canadá, 1997. Dir.: Jennifer Alleyn, Manon Briand, Marie-Julie Dallaire, Arto Paragamian, André Turpi, Denis Villeneuve.
Seis episódios da vida urbana moderna por meio do olhar de um motorista de táxi grego com gosto para a filosofia.
99 min. LP. Dias 24, 25 e 27.

"Cumprindo Pena por Patsy Cline" ("Doing Time for Patsy Cline") -
Austrália, 1997. Dir.: Chris Kennedy.
Garoto foge de casa para tentar carreira de músico em Nashville. Conhece uma cantora exótica, seu namorado drogado e é preso. Escapa, mas espera encontrá-la de novo.
95 min. LP. Dias 17, 21 e 28.

"Curvas Graciosas" ("Naisen Kaari") -
Finlândia, 1997. Dir.: Kiti Luostarinen.
Documentário bem-humorado que reúne depoimentos de mais de 50 mulheres sobre o desenvolvimento do universo feminino e os sacrifícios feitos em nome da beleza.
52 min. LI. Dias 23, 24 e 25.

"Dê-me Algo" ("Dame Algo") -
Espanha. Dir.: Héctor Carré.
Um sujeito culto mas mal sucedido acaba de sair da prisão. Aproveita a presença da TV e organiza um sequestro no albergue onde mora.
90 min. LI. Dias 19, 20 e 21.

"Desejo não Alcançado" ("Hateshinaki Yokubo") -
Japão. Dir.: Shohei Imamura.
101 min. LI. Dias 26, 27 e 30.

"O Destino" ("Al Massir") -
Egito, 1997. Dir.: Youssef Chahine.
O filme narra as dificuldades dos familiares e discípulos de um prestigiado filósofo em manter sua escola de pensamento, em meio a um regime de intolerância e perseguição.
135 min. LP. Dias 17, 18 e 20.

"Doberman" ("Le Dobermann") -
França, 1996. Dir.: Jan Kounen.
Caubói moderno, sem motivações ideológicas, lidera gangue e desafia a polícia, em um bem-humorado western urbano no subúrbio de Paris. 104 min. LP. Dias 17, 22 e 27.

"O Doce Amanhã" ("The Sweet Hereafter") -
Canadá, 1997. Dir.: Atom Egoyan.
Após um trágico acidente envolvendo um ônibus escolar, moradores de uma pequena cidade canadense se unem para enfrentar um advogado oportunista.
110 min. LP. Dias 20, 21 e 25.

"Educando Moças na Boêmia" ("Vlchova Dívek V Checháh") -
República Tcheca, 1997. Dir.: Petr Koliha.
História de um professor sem recursos que aceita trabalho como tutor de uma família. Dá aulas de gramática para uma garota, por quem acaba se apaixonando.
115 min. LP. Dias 17, 18 e 29.

"Elas" ("Elles") -
Portugal/Bélgica, 1997. Dir.: Luís Galvão Teles.
Comédia romântica que acompanha as alegrias e tristezas de cinco mulheres maduras, dispostas a viver intensamente, apesar de todos os problemas.
115 min. LP. Dias 23, 24 e 26.

"Eles nos Ensinam Como Ser Feliz" ("They Teach us How to Be Happy") -
Suíça, 1996. Dir.: Peter von Gunten.
Documentário sobre refugiados que tentam asilo político na Suíça. Enfrentam um processo burocrático e estabelecem uma relação de confiança com a equipe de filmagem.
135 min. LI. Dias 22, 24 e 25.

"Em Algum Lugar da Cidade" ("Somewhere in the City") -
EUA, 1997. Dir.: Ramin Niami.
O cotidiano de seis moradores de um prédio de Nova York. Entre eles, uma terapeuta à espera do homem ideal e um revolucionário que quer assumir o controle do local.
98 min. Dias 28, 29 e 31.

"Encontro Cego" ("Blind Date") -
Holanda, 1996. Dir.: Theo van Gogh.
Drama sobre casal que perde a filha de três anos. Ao não conseguirem lidar com o luto, marido e mulher rompem seus laços afetivos.
90 min. LI. Dias 17, 18 e 19.

"A Enguia" ("Unagi") -
Japão. Dir.: Shoei Imamura
Takuro sai em liberdade condicional depois de passar oito anos preso e se instala como cabeleireiro numa pequena cidade perto de Tóquio. Lá, sua vida muda quando ele salva uma jovem que tenta se suicidar. Palma de Ouro no Festival de Cannes.
117 min. LP. Dia 18.

"Entre Marx e uma Mulher Nua" ("Entre Marx y una Mujer Desnuda") -
Equador, 1996. Dir.: Camilo Luzuriaga.
Ao iniciar livro sobre sua trajetória, autor conversa com Marx e se confessa confuso em relação à realidade e à ficção na vida de suas personagens.
90 min. LP. Dias 18, 19 e 26.

"O Escorte" ("L'Escorte") -
Canadá, 1996. Dir.: Denis Langlois.
Comédia que retrata as esperanças e medos de um casal gay. Donos de um restaurante à beira da falência eles convidam amigos para uma festa a fim levantar fundos.
92 min. LI. Dias 18, 22 e 29.

"Estereótipo" ("Stereo Type") -
Eslovênia. Dir.: Damian Kozole.
90 min. LI. Dias 20, 23 e 27.

"Estrada para Niil" ("Road to Nhill") -
Austrália, 1997. Dir.: Sue Brooks.
Doze jogadoras voltam de um torneio de boliche em três carros. Um deles sofre um acidente e, quando chega o socorro, não há mais testemunhas.
85 min. Dias 22, 28 e 31.

"O Estrangeiro Louco" ("Gadjo Dilo") -
Romênia, 1997. Dir.: Tony Gatlif.
Jovem francês é levado a país desconhecido, onde encontra povo de ciganos músicos. Acolhido pelo chefe do clã, ele aprende a lidar com essa estranha realidade.
100 min. LF. Dias 21, 22 e 24.

"Estranho Espírito: a Ocupação de um País" ("One Country Ocupation") -
EUA, 1997. Dir.: Ronnie Novick e Rebecca McClen Novick.
Documentário mostra a resistência do povo do Tibete diante da ocupação militar pela China comunista a partir dos anos 50.
40 min. LI. Dias 22, 24 e 26.

"A Evaporação do Homem" ("Ningen Johatsu") -
Japão. Dir.: Shohei Imamura.
100 min. LI. Dias 24 e 25.

"Fale Comigo" ("Talk to Me") -
EUA, 1996. Dir.: George Esguerra.
Mulher solteira muda de personalidade e assume o nome da mãe para procurar um namorado. Inicia então um relacionamento por meio de um serviço telefônico.
87 min. LP. Dias 20, 21 e 25.

"Fique Frio/Keep Cool" ("You Hua Hao Hao Shuo") -
China, 1997. Dir.: Zhang Yimou.
Xiao Shuai é um vendedor de livros que se apaixona por uma mulher bela e liberal. Mas ela já tem um caso com um novo-rico.
91 min. LI. Dias 28, 30 e 31.

"Fun Bar Karaoke" ("Fun Bar Karaoke") - Tailândia, 1997. Dir.: Penek Ratanaruang.
Em Bancoc, em uma realidade marcada por contrastes culturais, jovem sonha com a mãe morta e procura um cartomante para auxiliá-la em relação ao destino do pai.
100 min. LI. Dias 21, 22 e 27.

"O Furgão" ("The Van") -
Inglaterra, 1996. Dir.: Stephen Frears.
Desempregado em Dublin resolve comprar um furgão aos pedaços e entrar para o ramo de "fast food" com um amigo. Com o aumento dos lucros, a amizade entra em crise.
95 min. LP. Dias 20, 27 e 28.

"O Futuro de uma Ilusão"("El Porvenir de una Ilusión") -
Polônia, 1997. Dir.: Franco Peña.
Todos os habitantes da rua do Futuro, em Havana, têm desejos especiais para o Ano Novo. Juntos, eles compõem um retrato poético sobre pessoas comuns.
52 min. LI. Dias 26, 27 e 31.

"Genealogias de um Crime" ("Genealogies d'un Crime") -
França, 1996. Dir.: Raoul Ruiz.
Psicanalista é assassinada pelo sobrinho que analisava por suspeitar de suas tendências suicidas. Advogada tenta desvendar a relação entre os dois.
113 min. LP. Dias 17, 18 e 19.

"Um Gesto a Mais"("A Further Gesture") -
Inglaterra/ Irlanda/Alemanha/Espanha, 1997. Dir.: Robert Dornhelm.
Prisioneiro do IRA consegue fugir da Irlanda e, em Nova York, tenta recomeçar a vida. No entanto, ele é contactado por dois refugiados da Guatemala que o envolvem em sua causa política.
96 min. LP. Dias 23, 24 e 27.

"Gosto de Cereja" ("Ta'm-e-Ghilass") -
Irã, 1996. Dir.: Abbas Kiarostami.
Homem de 50 anos procura quem alguém que realize o que seria seu último desejo: chamá-lo por duas vezes à beira de uma cova e enterrá-lo caso não responda. Palma de Ouro em Cannes.
95 min. LP. Dias 25, 27 e 30.

"Hades" ("Hades") -
Grécia, 1996. Dir.: Stelios Haralambopoulos.
Procurando um desaparecido, o herói do filme entra em um mundo de incertezas em que se depara com fatos de sua própria vida e com o inferno da consciência.
90 min. LI. Dias 20, 24 e 27.

"Hana-Bi, Fogos de Artifício" ("Hana-Bi") -
Japão, 1997. Dir.: Takeshi Kitano.
Trajetória de um detetive que decide abandonar a polícia ao saber que sua mulher tem doença terminal e que um companheiro foi baleado em emboscada. Leão de Ouro no Festival de Veneza.
103 min. LP. Dias 17, 21, 27 e 30.

"Um Herói Muito Discreto" ("Un Héros Très Discret") -
França, 1996. Dir.: Jacques Audiard.
No último dia da 2ª Guerra, um jovem resolve mudar de vida e se tornar herói do combate. Cria para si um passado glorioso, ameaçado apenas pela verdade dos fatos.
105 min. LP. Dias 21, 23 e 29.

"Histórias de Amor" ("Historie Milosne") -
Polônia, 1997. Dir.: Jerzy Stuhr.
Em quatro episódios, o tema do amor é tratado por meio dos relacionamentos de um homem de 45 anos com mulheres de diversas idades.
87 min. LP. Dias 23, 24 e 26.

"Homenagem em Negro"("Hommage à Noir") -
Alemanha, 1996. Dir.: Ralf Schmerberg.
Filme-poema, mostra os contrastes gritantes entre a beleza natural e a miséria social no continente africano por meio de imagens em preto e branco.
48 min. Dias 18, 20 e 30.

"Hotel Seleto"("Select Hotel") -
França, 1996. Dir.: Laurent Bouhnik.
Nathalie é uma prostituta que vive sob a proteção do irmão. No Hotel Seleto, ela viverá um encontro com Pierre, um sapateiro atormentado por seu universo.
85 min. LI. Dias 22, 29 e 31.

"Ilha de Lesbos" ("Isle of Lesbos")-
EUA, 1997. Dir.: Jeff B. Harmon.
Musical: uma garota interiorana tenta o suicídio no dia de seu casamento e é transportada para uma outra dimensão onde as lésbicas dominam o Universo.
98 min. LP. Dias 28, 30 e 31.

"A Ilha do Diabo" ("Devil's Island") -
Islândia, 1996. Dir.: Fridrik Thor Fridriksson.
Após a Segunda Guerra, os islandeses enfrentam uma dura realidade, em que os mais velhos lutam para sobreviver, e os jovens sonham com o "american way of life".
103 min. LI. Dias 24, 26 e 31.

"A Impescável" ("Der Unfisch") -
Áustria, 1996. Dir.: Robert Dornhelm.
Fábula surreal sobre um "showman" que transporta uma baleia viva na carroceria de um caminhão. Ao chegar a uma pequena cidade montanhesa, a baleia morre subitamente.
98 min. LP. Dias 23, 24 e 25.

"Indo até o Fim" ("Going All the Way") -
EUA, 1997. Dir.: Mark Pellington
Nos anos 50, dois homens que estão acabando de voltar da guerra da Coréia se conhecem, passam a questionar o sentido da vida e se tornam muito mais do que amigos.
100 min. LP. Dias 20, 21 e 26.

"Introdução à Antropologia" ("Jinruigaku Nyumon") -
Japão, 1966. Dir.: Shoei Imamura
Cinegrafistas acompanham mulher em busca do noivo desaparecido, realizando entrevistas com personagens reais. A certa altura, porém, descobre-se que era tudo ficção. P/B
128 min. LI. Dias 25 e 31.

"Irma Vep" ("Irma Vep") -
França, 1996. Dir.: Olivier Assayas.
Atriz popular de filmes de ação viaja a Paris para interpretar a si mesma em uma refilmagem de um clássico do cinema mudo. Homenagem criativa à história do cinema.
98 min. LI. Dias 21, 22 e 28.

"Os Irmãos Witman" ("Witman Fiùk") -
Hungria, 1997. Dir.: János Szász.
Depois da morte do pai, dois irmãos criam um mundo próprio e encontram em uma prostituta o sentido para suas vidas.
93 min. LP. Dias 26, 27 e 28.

"Jazz'34 de Robert Altman" ("Robert Altman's Jazz'34") -
EUA, 1996. Dir.: Robert Altman.
Documentário. O diretor convidou 21 dos melhores jazzistas da atualidade para interpretar composições de Duke Ellington, Count Basie e Marie Lou Williams durante as gravações de seu recente filme "Kansas City".
72 min. SL. Dias 19, 29 e 30.

"Junk Mail" ("Budbringeren") -
Noruega, 1996. Dir.: Pal Sletaune.
Jovem vive em total monotonia até ter sua rotina quebrada ao entrar no apartamento de uma moça que esquece suas chaves na caixa de correio.
83 min. LP. Dias 17, 18, 25 e 27.

"Kine & Adams" ("Kini & Adams") -
Burkina Fasso/França/ Inglaterra/Zimbábue, 1997 Dir.: Idrissa Ouedraogo.
Kine e Adams são dois amigos que têm um sonho em comum: melhorar de vida, consertar o velho carro e ir para a cidade, onde a vida, acreditam, será melhor.
93 min. LP. Dias 24, 26 e 30.

"Kokkuri - O Espírito do Copo" ("Kokkuri") -
Japão, 1997 Dir.: Takahisa Zeze.
Três meninas conhecem um homem, Kokkuri, que faz previsões sobre o futuro e acaba as envolvendo em uma aventura misteriosa, recheada de horror psicológico.
90 min. LP. Dias 17, 18 e 28.

"Labirinto de Sonhos" ("Yumeno Ginga") - Japão, 1996. Dir.: Sogo Ishii.
Tomiko é uma motorista de ônibus que anseia por aventuras para aquecer sua vidinha morna. Fica amiga de um colega cujo passado obscuro envolve um possível assassinato.
90 min. LI. Dias 26, 27 e 31.

"Ligeiramente Escarlate" ("A Bit of Scarlet") -
Inglaterra, 1996. Dir.: Andrea Weiss.
A abordagem do mundo gay no cinema é o tema desta montagem, que reúne diversas produções britânicas do pós-guerra sob a narração do ator Ian McKellen. Cor e P/B.
75 min. SL. Dias 19, 22 e 23.

"O Longo Amanhecer" ("Long Twilight") -
Hungria, 1997. Dir.: Attila Janisch.
Uma mulher vive um questionamento profundo durante uma viagem de ônibus, sob forte tempestade.
70 min. LI. Dias 20, 21, e 30.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.