São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BROTAS (SP)

Picape se aventura bem em estradas de terra, mas poeira suja até a bagagem

GERALDO TITE SIMÕES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há duas explicações para a origem do nome da cidade de Brotas, que fica a 245 km de São Paulo. Uma é a Nossa Senhora de Brotas, cuja imagem está na capela de Santa Cruz; outra é a abundância de nascentes de rios e cachoeiras na região.
Com tanta água, a principal atividade de lazer por lá é se jogar no rio Jacaré-Pepira, em botes de borracha para vários tipos de descida de rio, ou só em traje de banho mesmo.
A região é repleta de cachoeiras para praticar "canyoning" (descê-la de rapel) e de cenários para aventuras em atividades como "rafting", rapel, arborismo, "trekking" e cavalgada.
Para quem não consegue viver longe dos motores, há várias trilhas para motos, carros 4x4 e quadriciclos. Um bom desafio para a picape Fiat Strada Adventure cabine dupla.
No asfalto, a Strada nem parece uma picape. Bem equilibrada, não pula muito e passa a sensação de estar dirigindo um sedã -é mais confortável que a versão anterior e tem boa estabilidade em curvas.
Nesse trecho, com álcool, o motor 1.8 percorreu até 11 quilômetros por litro, e a maciez da rodagem chamou a atenção.
As estradas de terra que cercam Brotas são bem conservadas e só no período de chuvas podem trazer problemas para carros com tração simples. O trajeto até cachoeiras e rios é feito a pé, então nem sempre o carro chafurdará na lama.

Teste na terra
Ao atravessar plantações de cana forradas da típica terra vermelha da região, o carro saltou em curvas de nível. Em um desses pulos, tirou as quatro rodas do chão e aterrissou com boa absorção da pancada.
Mas, depois do trajeto na terra, uma surpresa. No porta-malas mal vedado, a bagagem colocada na caçamba ficou completamente suja, mesmo protegida por capota marítima.
Para o merecido descanso, a cidade tem uma boa rede hoteleira, com cerca de 2.000 leitos, restaurantes e opções de passeios como a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) e o orquidário.
Com baterias recarregadas, basta ir à avenida Mario Pinotti para consultar operadoras de turismo e escolher a aventura.


Texto Anterior: Paraná e Santa Catarina: Paisagens e perigo fascinam rumo ao Sul
Próximo Texto: Rodovias: Estrada boa tem seis pedágios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.