São Paulo, quinta, 17 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BATE PAPO
`Chat' se transforma em mania na rede

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
do Universo Online

A conversa em tempo real pela Internet, os tradicionais "chats", definitivamente deixaram de ser uma forma de comunicação exclusiva de infomaníacos e caíram no gosto popular.
A diversidade de tecnologias e programas disponíveis para isso não pára de crescer.
Além das formas tradicionais, versões em três dimensões, ilustradas com quadrinhos, entre outros recursos, fazem a delícia dos internautas, que, há poucos anos, precisavam conhecer complicados comandos de Unix para conversar com alguém em uma tela bastante sem graça e praticamente sem nenhum recurso.
Em contrapartida, o número de servidores que oferecem esse serviço também cresce paulatinamente.
O motivo é obvio: em qualquer serviço on line (desde o tempo em que as BBSs, sistemas de trocas de mensagens e arquivos, reinavam absolutas), os chats estão sempre no topo da lista dos serviços mais utilizados. Portanto, trata-se de uma excelente oportunidade para negócios.
Alguns sistemas de chat exigem que o usuário faça o download (cópia) de um programa para ser executado em seu computador.
Eles costumam criar ambientes mais sofisticados, em que as conversas são ilustradas e até mesmo animadas.
É o caso, por exemplo, do "The Palace" http://www.hepalace.com
Esse site "coloca" os usuários dentro de diferentes ambientes. Além disso, cada participante assume um "avatar" ("carinha" que o representa no ambiente).
As frases ditas aparecem dentro de balões que saem dos avatares.
Outros sistemas dispensam o uso de qualquer programa além do próprio navegador da Internet.
Esses sistemas oferecem duas vantagens. A primeira é não ter que instalar (mais) um programa no computador. A segunda é ter o chat dentro do serviço on line que você está acostumado a usar.
Nessa categoria, apenas o servidor de chat precisa ter um programa específico, justamente o que gerencia todo o sistema. Um exemplo desses programas é o da Magma Communications (http://chat.magmacom.com/).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã