São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aluno estuda sete horas semanais fora da classe

Mulheres se dedicam mais do que homens quando não estão no curso

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As mulheres parecem se dedicar com mais afinco ao estudo extraclasse. Segundo o Datafolha, elas estudam, em média, 7,8 horas semanais, enquanto eles ficam na marca das 6,7 horas.
A recomendação de especialistas é que, para cada hora em sala, o profissional dedique duas ou três horas a leituras extras.
A empreitada demanda planejamento e disciplina, aponta Beatriz Maria Braga, professora da área de gestão de pessoas e de carreira da FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo).
Denise Bazzan, 44, que fez o curso na Universidade Anhembi Morumbi, dedicava até 30 horas a leituras fora de aula. "Adoro estudar, para mim era um prazer", comenta Bazzan, que consultava até quatro livros por tema.
Especialistas dão algumas dicas para atingir esse objetivo. Em primeiro lugar, é preciso colocar as horas de estudo na agenda, assim fica mais fácil se programar. Fins de semana e períodos ociosos entram nessa conta.
Antes de entrar em classe, a sugestão é se antecipar e ler sobre o tema que será discutido e revisar as anotações feitas nas aulas anteriores.
Os colegas também ajudam no aprendizado. Além de estudar em grupo, alunos também podem pedir indicações e debater com alguém da turma que seja expert no assunto que será tratado.

PLANEJAMENTO
Para ser considerado uma especialização em conformidade com os critérios do MEC (Ministério da Educação), um MBA deve oferecer ao menos 360 horas de aula.
Já a Anamba (Associação Nacional de MBA) considera que um curso de boa qualidade precisa ter, no mínimo, 480 horas de aula.
Fora da sala, porém, o aluno deve estudar o dobro e até o triplo disso. Quem não tem tanta disposição ou tempo livre pode otimizar o estudo com algumas estratégias.
Uma delas, usada por Thiago Velloso, 32, que fez MBA na FGV-SP, é estudar o conteúdo previamente para aproveitar melhor a aula e reduzir o estudo posterior.


Texto Anterior: Troca de ideias em aula é o mais útil para o trabalho
Próximo Texto: Carga horária: Exigência é maior em hora-aula
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.