UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Segurança foi base para avanço da Web"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O engenheiro Phillip Halam-Baker, 32, trabalhou com o cientista Tim Berners-Lee no Cern (Centro Europeu de Pesquisas de Partículas, em Genebra) para inventar a World Wide Web -apresentação gráfica da internet. Halam-Baker, que fará amanhã uma palestra na Comdex (11h30, Auditório Elis Regina), falou à Folha sobre a evolução da rede mundial.

Folha - Qual foi sua participação na criação da internet?
Philip Halam-Baker -
Eu comecei a trabalhar na World Wide Web em 1992. Havia uma centena de sites e mais ou menos o mesmo número de usuários. A maioria das informações na rede era sobre física de partículas ou sobre a própria Web. Eu quis mudar aquilo. Então me juntei ao Cern. Cedo descobri que para a Web virar o que eu queria ela teria que ser segura. Como eu tinha alguma experiência em criptografia, transformei-me no especialista em segurança na equipe.

Folha - Quais as grandes mudanças da internet?
Halam-Baker -
As duas maiores mudanças foram a possibilidade da compra on-line e o site da Casa Branca. A chave para elas foi a segurança. Com a Casa Branca on-line, toda empresa da Fortune 500 (lista das maiores companhias dos EUA) quis ter um site.


Texto Anterior: Programas: Antivírus e tradutor são destaques
Próximo Texto: Editoras lançam livros na feira
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.