São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

ATUAÇÃO É NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO DE DOENÇAS

Curso na área médica é novidade na Unicamp

DA REPORTAGEM LOCAL

Novidade do vestibular da Unicamp, a física médica desponta como mais uma área de atuação para o físico -que tradicionalmente trabalha com licenciatura ou com pesquisa. Na carreira, o profissional usará métodos da física para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.
O profissional poderá atuar na área de ressonância magnética, com a qual é possível obter imagens internas do corpo, na utilização de equipamentos, como os de raios X, na operação de instrumentos para o tratamento de câncer, como os utilizados na radioterapia, e nas cirurgias à laser.
Segundo Francisco das Chagas Marques, vice-coordenador do Instituto de Física da Unicamp, o físico saberá aplicar e calcular com maior precisão o tempo de exposição de um paciente à radiação de um aparelho de raios X, por exemplo, com mais segurança e melhores resultados, e terá mais habilidade para utilizar e fazer a manutenção da máquina.
A grade curricular tem disciplinas da carreira de medicina, como biologia e anatomia. "O aluno aprenderá mais sobre as máquinas do que sobre o paciente."
Segundo Marques, hoje a área de trabalho do físico está relacionada às empresas que usam conceitos físicos, como o vácuo de precisão nas indústrias de tubos de imagem; ao mercado financeiro, que utiliza noções de matemática e lógica; e às microempresas de tecnologia, como de fibra ótica.



Texto Anterior: Novos Contatos
Próximo Texto: Pós-Graduação
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.