São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Belém, Mooca e Tatuapé registram altos índices de ensino superior

Distritos deram boas notas à oferta de escolas particulares; Água Rasa e Vila Prudente tiveram maiores notas para escolas públicas

Henrique Manreza/Folha Imagem
O auditor Carlos Maybach, 65, faz pesquisa na biblioteca Ricardo Ramos, na Vila Prudente; moradores elogiam serviços públicos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Misturados aos poucos sobrados antigos que resistiram às investidas do mercado imobiliário, os prédios luxuosos do Tatuapé, da Mooca e do Belém abrigam os moradores mais ricos da zona leste. Nos três distritos, 19%, 16% e 10% dos moradores ganham entre 10 e 20 salários mínimos mensais.
Os três também concentram os moradores com os maiores níveis de escolaridade da zona leste: no Tatuapé, 40% têm nível superior; na Mooca, são 34%; no Belém, 30%.
Nesses distritos, as médias dadas para a quantidade de escolas particulares foram as mais altas da zona leste. Tatuapé e Mooca deram 8,3 e Belém, 7,8. A média da região (6,6) é maior do que a da cidade (6,2).
É justamente na zona leste que está o maior número de escolas particulares de São Paulo: são 1.140, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento.
Não são apenas as escolas particulares que recebem boas notas na região. Nas ruas da região leste são comuns os elogios dos moradores à infra-estrutura local. Água Rasa e Vila Prudente tiveram as duas maiores notas da cidade para a quantidade de escolas públicas (7,8 e 7,6, respectivamente). Mooca e Ponte Rasa também tiveram as melhores notas de São Paulo para a quantidade de postos de saúde (6,5 o primeiro e 6,2 o outro).
"Numa distância de uns quatro quilômetros, tem uma, duas, três, quatro, cinco escolas", conta o aposentado Alceu Din, 67, apontando para o sentido onde estão localizadas as unidades escolares.
"Posto de saúde, então, esse aqui é um dos melhores de São Paulo", diz, em referência à UBS Vila Prudente, que fica em uma praça, cercada ainda por uma escola e uma biblioteca públicas. Tudo isso, a poucos metros da casa do aposentado. E ele não pára de se gabar: "Hospital também tem uns três, em um raio de dois quilômetros", ressalta.
Apesar da impressão dos entrevistados de que a região é mais bem servida do que outras áreas da cidade, a zona leste não é primeira colocada na quantidade de escolas públicas ou de postos de saúde.
Das cerca de 5.000 escolas públicas da cidade, 736 ficam na zona leste, segundo dados da Secretaria de Planejamento de 2006. Há 65 postos de saúde. Em ambos os serviços, extremos leste e sul ficam à frente.

Serviços públicos
Os demais serviços públicos da região também são bem avaliados. Mooca e Tatuapé tiveram a terceira melhor nota da cidade para fornecimento de água (9,3); Água Rasa, a terceira melhor para a rede de esgoto (8,8) -ao lado da Vila Matilde, tem a segunda maior nota para a coleta de lixo (8,3); Vila Matilde, Água Rasa e Mooca ficaram em segundo no fornecimento de energia elétrica (8,7). (TB)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.