São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morador da zona leste tem sobrepeso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Harumaki com sorvete e batatas fritas afogadas em maionese estampam o cartaz da lanchonete na rua Itinguçu, na Vila Ré. Na calçada oposta, o contabilista Wilson Oliveira, 55, sai do supermercado com garrafas de refrigerante não-light.
O Datafolha calculou o IMC (índice de massa corporal) dos entrevistados de cada região de São Paulo. Trata-se da fórmula-padrão em estatísticas para definir se populações estão, em média, abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou com obesidade.
O IMC é calculado dividindo o peso, em quilos, pelo dobro da altura, em metros. Na zona leste, a média de IMC é de 25,1, que se encaixa em sobrepeso.
Com 1,78 m e 95 kg, Oliveira chega ao IMC de 29,98 -limite entre sobrepeso e obesidade, e acima da média da Penha, que registrou o maior IMC da cidade -25,5. Trabalhando de carro no interior, ele diz que faltam opções de comida leve na estrada.
Medindo 1,53 m, a cabeleireira Adriana Botelho, 31, pesava 97 kg há três meses. Seu IMC era de 41,43 -obesidade de grau três, em que é mais grave o risco de desenvolver diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e respiratórias. Ela reduziu o estômago em uma cirurgia numa clínica particular e hoje tem 77 kg, mas ainda é considerada obesa, no grau um (IMC de 32,89).
Professora da USP e coordenadora de obesidade infantil do Hospital das Clínicas, a endocrinologista Sandra Vilares afirma que o fator genético pode influenciar de 30% a 70% nas causa da obesidade, segundo apontam diferentes estudos. A coordenadora ressalta, porém, a importância de exercícios e de boa alimentação, sem recomendar que sejam feitas dietas radicais.
"Caminhada deve ser regular, cinco vezes por semana. E a comida gordurosa deve ser evitada, mas não se pode parar de comer, senão se perde musculatura e nem se consegue se exercitar". (JP)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: O pior: Aricanduva e Sapopemba avaliam mal a segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.