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IMAGEM
Alegre, bonito por natureza e meio preguiçoso
do enviado especial a Lisboa
Praias, natureza, sol, telenovelas
e Carnaval são os elementos que
ocorrem de imediato aos portugueses quando pensam no Brasil.
A visão do exuberante paraíso
tropical não deixa de estar relacionada com a tradição das narrativas
de visitantes europeus desde o descobrimento. Não deixa de estar
vinculada, também, ao estereótipo
turístico brasileiro difundido no
mundo. Mas, em Portugal, há um
dado a mais: telenovelas brasileiras fazem sucesso por lá. E, de "Gabriela" (76) às mais recentes, há
sempre as paisagens de cartão-postal do Rio e do Nordeste.
"Penso logo no futebol e nas
praias", diz o estudante João Pedro
Duarte, 17, sobre a primeira imagem que o Brasil desperta. "E também nas mulheres de fio dental",
acrescenta. "Nunca visitei, mas vejo na televisão."
O país tropical é o mais mencionado em todas as faixas etárias, de
renda e de escolaridade. Somadas
as menções às praias e ao sol, ela é
mais forte entre as mulheres
(37%), os mais jovens (48%), os
que têm até o segundo grau (44%)
e os de renda intermediária (37%).
Para o presidente Fernando
Henrique Cardoso, os portugueses
têm em mente um clichê. "É um
clichê positivo. O Brasil tem um
bom clichê fora do Brasil", diz.
Ao menos entre os portugueses,
é verdade: a percepção de um Brasil marcado pela pobreza e desigualdade social (4%) é minoritária, diferentemente do que parece
acontecer em outros países, com
menos dados positivos a respeito
do país, e mais sensíveis à imagem
de um lugar violento e miserável.
Descobrimento e bacalhau
Os moradores do Rio, por sua
vez, dizem que a primeira idéia que
vem à cabeça quando se fala em
Portugal é o descobrimento/colonização (13%). A seguir, vem o fato
de ser um "bom país" (6%) e, em
terceiro lugar, o bacalhau (4%).
As referências que os brasileiros
têm de Portugal são mais precárias
do que as dos portugueses em relação ao Brasil. Diferentemente dos
lisboetas, que responderam "não
sei" em só 4% das entrevistas, 19%
dos ouvidos no Rio não souberam
relacionar nada a Portugal.
Quando a pergunta volta-se para
a imagem que os portugueses têm
do povo brasileiro, as principais
qualidades citadas são a alegria
(32%) e a cordialidade (19%). O
principal defeito? O principal é a
preguiça (12%). A conhecida vocação tropical para os subterfúgios e
a informalidade vem a seguir: 11%
pensam nos brasileiros como
mentirosos e 4% como abusados.
Em termos gerais, os portugueses vêem mais qualidades do que
defeitos nos brasileiros. Enquanto
10% não souberam apontar uma
virtude, 29% não se lembraram de
uma característica negativa.
Apesar do alto grau de desconhecimento revelado, também os brasileiros vêem Portugal de forma
positiva, imagem que aparece em
citações como "país excelente"
(6%) e "desenvolvimento" (3%).
Em relação ao povo português,
os moradores do Rio vêem no trabalho sua principal qualidade,
com 26% das menções.
No Rio, 32% não souberam
apontar um defeito dos portugueses. O mais citado foi a avareza:
19% acham que eles são "pães-duros". A imagem de burrice e ignorância, tão consagrada no anedotário, teve 5% de citações.
Abstratamente, 24% dos cariocas disseram que gostariam de morar em Portugal, índice quase idêntico (25%) ao dos lisboetas que têm
desejo de morar no Brasil.
A pesquisa revela ainda que a noção de "países irmãos", que sempre marcou a retórica oficialista
dos dois governos, não parece ter
maior eco na população. A percepção do outro país como uma segunda pátria foi citada por apenas
1% dos cariocas e não surgiu entre
os lisboetas.
(MAG)
Colaborou
Clóvis Rossi, do Conselho Editorial
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