São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Calendário também estimula setor aéreo

DANIEL SOLYSZKO
DE SÃO PAULO

A expansão do setor aéreo, impulsionada não somente pelo aumento consumo interno (de viagens) mas também pelos investimentos em infraestrutura, motivados pela realização da Copa e das Olimpíadas no país, tem ampliado o debate sobre o problema da falta de mão de obra qualificada no setor.
Para quem quer atuar na área, há concursos vestibulares para várias opções de cursos, muitos deles tecnológicos, que cobrem desde qualificação profissional para trabalhar com logística aeroportuária até a fabricação de aeronaves.
"Tudo ainda é feito muito no improviso", diz a estudante de logística aeroportuária Paula Istilli, 26.
Cursando o último semestre na Fatec, ela já trabalha no setor de segurança da companhia aérea TAM, em São Paulo, onde faz o controle de documentação de passageiros antes de embarcar em voos internacionais.
"Há grandes possibilidades no setor, e vai melhorar, especialmente com a proximidade da Copa e das Olimpíadas", diz a estudante.

MERCADO
"O setor aeronáutico é muito sujeito às variações internacionais: quando a crise afeta o mercado, as viagens comerciais caem. Há sempre muitos altos e baixos", diz Sérgio Espel de Oliveira, coordenador dos cursos de aeronáutica da Fatec de São José dos Campos.
Para Oliveira, há muitas possibilidades de expansão do setor. Como no caso transporte aéreo, por exemplo, em que ele defende seu desenvolvimento na região entre Santos e Taubaté, no interior de São Paulo, por causa da exploração do pré-sal.


Texto Anterior: Tecnológicos: Eventos impulsionam procura
Próximo Texto: Tecnológicos vão manter expansão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.