São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Calendário estimula inscrições

Com crescimento dos vestibulares de inverno, estudantes apostam na economia de tempo

DANIEL SOLYSZKO
VANESSA CORRÊA DA SILVA
DE SÃO PAULO

Rafael Campos de Queiroz, 18, é um candidato que vai arriscar sua escolha profissional no meio do ano e só vê vantagens no calendário. "Além de ser menos concorrido, esperar mais um semestre é perda de tempo."
Luiza Samila Lazaro, 17, também. Ela diz que irá prestar o vestibular para engenharia ambiental na Unesp (interior de SP), agora em junho, para evitar fazer mais um semestre de cursinho.
Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo Vestibulares, em São Paulo, não acredita que os cursos com vagas no meio do ano seja de qualidade diferente dos do final do ano.
"Não acho que exista mais preconceito com o exame do meio do ano, já que excelentes faculdades oferecem essa opção. Essas provas estão cada vez mais populares e já ganharam até um nome, "vestibular de inverno"."
Para Nascimento, os alunos que passam pelo processo seletivo nesta época veem as provas de maio e junho como uma chance de não "perder" mais seis meses antes de começar a faculdade.

MENOS CONCORRÊNCIA
Apesar de cada vez mais comum, o processo seletivo de meio de ano não chega a ter a mesma oferta de cursos preparatórios para o exame.
Os principais pré-vestibulares continuam concentrados em preparar os alunos para as provas de fim de ano, época em que se realizam a maior parte dos exames das universidades públicas.
Coordenador do Etapa Vestibulares, em São Paulo, Emílio Tanigushi afirma que "seus alunos não têm perfil de quem presta vestibular no meio do ano".
Segundo ele, por conta disso, a grade de aulas é preferencialmente feita de maneira a distribuir o conteúdo ao longo de dois semestres.
Caio Calçada, coordenador do Curso Objetivo, também na capital paulista, acredita que menos de 10% dos alunos prestam os concursos seletivos no meio do ano, mas que essa situação deve mudar. "A procura vai aumentar. Até a USP diz que mudanças em seu calendário estão nos planos", diz.


Texto Anterior: Diplomas superiores têm vários formatos
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.