São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mergulho pede cuidados para não danificar as peças do carro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A princípio um refresco para quem roda na lama, entrar na água pode complicar a vida do jipeiro e danificar as peças internas do 4x4. Por isso é bom testar a água antes de mergulhar o carro nela.
Em geral, a profundidade máxima de rios, córregos ou riachos que um veículo pode superar sem problemas é a que alcança até a metade da altura das rodas (ou seja, de 50 cm a 60 cm). Até esse nível, a travessia é fácil e não exige maiores cuidados, a não ser avançar em velocidade moderada.
Se a profundidade for maior, utilize 4x4 reduzida, engate segunda marcha e avance acelerando lenta e uniformemente, sem parar ou trocar de marcha durante a travessia.
Quando a parada for inevitável, mantenha o motor ligado, acelerando para evitar que água entre pelo escapamento.
Já os veículos equipados com escapamentos mais altos e snorkel (entrada de ar do motor mais elevada) podem enfrentar áreas alagadas bem mais profundas. Antes de iniciar a travessia, verifique -a pé- a profundidade e o tipo do piso que há sob a água. Se precisar, utilize uma vara ou um galho para prospectar à frente.
Leitos arenosos ou de pedras costumam proporcionar boa aderência e fácil travessia, mas antes é preciso checar com cuidado se não há troncos, buracos ou grandes pedras submersas obstruindo o caminho.
Avalie também os locais de entrada e de saída do trecho alagado. Pisos lodosos são quase impossíveis de superar.

Lá vem chuva
Além da água do rio, a que vem de cima, com as chuvas, também tempera a trilha mediana com um pouco mais de emoção. Para rodar na terra molhada, é preciso diminuir a velocidade -a aderência dos pneus fica menor ainda.
Nesses casos, é bom dirigir com tração 4x4 engatada e bloqueio do diferencial acionado, mas usando uma marcha mais reduzida. Isso permite maior controle da direção, corrigindo escorregadelas só com o acelerador. Nada de grandes aceleradas, movimentos bruscos de direção ou freadas fortes. (RP)


Texto Anterior: Eu fui: Sem acessórios, viagem ficou mais tensa
Próximo Texto: Novidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.