São Paulo, sábado, 23 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

SAIBA MAIS

Especialista em FHC, Goertzel dá aulas em Rutgers

DA REDAÇÃO

Ted George Goertzel, 59, é professor de sociologia na Universidade Rutgers, em Camden, Nova Jersey, desde 1973. Anteriormente, foi professor assistente na Universidade de Oregon entre 1968 e 1973.
Formado em sociologia pelo Antioch College, em Yellow Springs, Ohio (1964), fez o mestrado (1966) e o doutorado (1970) na Universidade Washington, em Saint Louis, Missouri. Em 1967 e 1968, Goertzel foi professor visitante na USP (Universidade de São Paulo), quando tomou contato pela primeira vez com os trabalhos de Fernando Henrique Cardoso -que se tornaria professor titular da USP em 1968, mas foi aposentado com base no AI-5 em 29 de abril de 1969.
Goertzel já publicou, entre outros livros, "Political Society" (1976), um estudo de ciência política; "Sociology: Class, Consciousness and Contradictions" (1979), uma introdução à sociologia de um "ponto de vista marxista"; "Turncoats and True Believers: The Dynamics of Political Belief and Disillusionment" 91992); e "Linus Pauling: A Life in Science and Politics" (1995), uma biografia do cientista.
Goertzel decidiu fazer uma biografia de Fernando Henrique Cardoso depois que este foi eleito presidente, em 3 de outubro de 1994. Começou então a ler todos os trabalhos do presidente. Em 1996, com a pesquisa em curso, disse: "FHC nunca foi um marxista revolucionário, como muitos acham".
Segundo ele, se o regime militar não tivesse interrompido sua carreira acadêmica, ele provavelmente nunca teria ingressado na militância política e, assim, não teria chegado à Presidência. Ainda em 1996, o caderno Mais! da Folha publicou um artigo de Goertzel, "A teoria da independência", no qual ele sustenta a consistência das visões teóricas de FHC "a despeito de aparentes mudanças em suas opções políticas".
"Fernando Henrique Cardoso: Reinventing Democracy in Brazil" foi publicado originalmente em 1999 nos EUA. Ampliado e atualizado, está sendo lançado pela Saraiva sob o título "Fernando Henrique Cardoso e a reconstrução da democracia no Brasil" (R$ 39,00).
O artigo desta página é uma resposta do sociólogo norte-americano ao texto do historiador britânico Perry Anderson, publicado na Folha em 10/11 sob o título "FHC deixou saldo negativo, diz historiador".


Texto Anterior: Frases
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.