São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há 64 anos, casal namorava às margens do Tietê

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todos os dias quando ia para a Associação Atlética São Paulo, Mário Lago Negro, então aos 20 anos, passava em frente à casa de Odete Marsala. Ela, aos 17, parada à porta ou à janela, recebia os elogios, risonha. O cortejo durou alguns meses, até que ele tomou coragem e a pediu em namoro. O ano era 1946.
Ele nadava, ela também, mas cada um por um clube. Odete era sócia do Regatas Tietê, onde entrou aos 10 e iniciou na natação, praticada no cocho do clube (piscina demarcada na margem do rio). Quando os dois começaram a nadar, a piscina do paulistano ainda era o Tietê, que tinha a cara limpa
Cada um de um lado, o namoro não daria certo. Os clubes não eram rivais, mas o tempo que o casal ficava junto era precioso. "Era muito difícil namorar", diz Odete, hoje com 81.
Mário queria levar a namorada para seu clube, do outro lado da rua. Só que Odete não quis saber. Bateu o pé. "Eu era militante, participava de competições com Maria Lenk. Éramos amigas", justifica-se, engrossando a voz. Sem alternativa, mudou-se Mário.

Enfim, juntos
A decisão foi acertada. No mesmo clube, os pombinhos podiam nadar juntos, almoçar juntos e até passear juntos sob às árvores que existiam próximo à margem do Tietê.
O casamento aconteceria em 1951. Algum tempo antes, o casal passara à piscina construída no clube, pois o rio já não era mais "aquele" e João Havelange já tinha contraído febre tifoide na Travessia de São Paulo a Nado, em 1944.
Em seguida viria a marginal, afastando de vez Odete e Mário das águas onde um dia mergulharam. "Infelizmente, hoje o Tietê está sujo, não tem mais ninguém. Era uma água limpíssima, maravilhoso", lembra. E faz silêncio. O marido morreu há quatro anos. (FM)


Texto Anterior: Há vida no Tietê
Próximo Texto: Rio que já uniu também separa casal paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.