São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

MÁQUINA PÚBLICA

Publicidade da extensão da Radial Leste é veiculada no dia em que o presidente se desculpou por pedir votos para Marta

Governo Lula põe no ar propaganda de obras da Prefeitura de São Paulo

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

FLÁVIA MARREIRO
DA REDAÇÃO

No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas por ter declarado apoio à candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, o governo federal pôs no ar uma propaganda sobre a extensão da Radial Leste e as obras de duplicação da Jacu-Pêssego, ambas na zona leste da cidade, e que têm sido exploradas no horário eleitoral político de Marta. A obra é uma parceria da prefeitura paulistana com o governo federal.
A agência responsável pelo anúncio é a Duda Mendonça, do mesmo marqueteiro que faz a campanha da petista. A assessoria de imprensa da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica) informou que o governo federal está fazendo propaganda em 11 Estados. "É uma prestação de contas", informou a assessoria. Não foi divulgado o valor dos comerciais.
A assessoria disse ainda que a publicidade começou nesta semana em outras cidades, como Recife. Nesta, são mostradas obras da ampliação do aeroporto e a urbanização da favela Brasília Teimosa, visitada por Lula na semana passada ao lado do prefeito João Paulo (PT), candidato à reeleição.
A propaganda em São Paulo começa com uma música de fundo. "O Brasil está trabalhando, o Brasil está progredindo, e São Paulo também", diz a letra. Depois, aparece uma apresentadora, que afirma: "Os investimentos do governo federal em São Paulo estão ajudando a realizar importantes obras, trazendo mais desenvolvimento e mais empregos para quem vive aqui."
Logo em seguida, surgem imagens da Radial Leste. Ao fundo, um outro locutor lê um texto. "Prolongamento da Radial Leste, ligando Itaquera a Guaianazes. Esta obra resolve os engarrafamentos da região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas", afirma o narrador.
"O trecho Itaquera-Guaianazes, que antes era feito em 40 minutos, agora será feito em apenas 10", prossegue o locutor.
"E continuam as obras de duplicação da Jacu-Pêssego, que vai ligar o aeroporto de Guarulhos com o ABC e o porto de Santos, trazendo desenvolvimento para toda a zona leste."
Para concluir, a locutora volta a aparecer e diz: "É o governo federal trabalhando para o desenvolvimento de São Paulo."

Inauguração
No sábado, ao discursar na inauguração da Radial Leste, Lula pediu votos para a prefeita.
"Eu acho que poucas vezes na história de São Paulo houve um prefeito ou uma prefeita que tivesse a grandeza e a coragem administrativa que a companheira Marta teve."
Depois, concluiu que "é por isso que nós temos a obrigação política de levantar a cabeça com muito orgulho e dizer aos companheiros e às companheiras de São Paulo inteira que, se as pessoas querem continuar tendo progresso nas políticas sociais, não tem outro jeito, dia 3 de outubro é votar na Marta Suplicy para continuar administrando São Paulo".
Depois que Lula inaugurou o trecho da extensão, uma chuva alagou o local. Moradores, revoltados, fizeram uma manifestação.


Próximo Texto: Máquina pública: Orçada em R$ 142 mi, Radial teve verba federal
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.