São Paulo, sábado, 27 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

Tabela "congelada" eleva imposto

Falta de correção do limite de isenção pune quem ganhou mais; defasagem continua neste ano e em 2005

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os trabalhadores brasileiros pagaram mais Imposto de Renda na fonte no ano passado do que em 2002. Isso ocorreu principalmente com quem esteve no mesmo emprego nos últimos dois anos e teve aumento salarial.
Parte dessa tributação maior é conseqüência da falta de correção da tabela mensal para calcular o imposto. Depois do reajuste de apenas 17,5% em 2002, a tabela permaneceu congelada em 2003.
Resultado: como a parcela isenta (R$ 1.058) não subiu, o leão avançou um pouco mais sobre aqueles que lograram ganhar mais em 2003. E vai avançar mais neste ano e no próximo, pois a tabela ficará dois anos na geladeira.
Assim, quem estiver preparando a declaração deste ano vai constatar, muito provavelmente, que já pagou muito mais em 2003 do que em 2002.
Neste ano, cerca de 18 milhões de contribuintes deverão prestar contas à Receita. Desses, cerca de 4 milhões já entregaram as declarações até ontem. Os demais 14 milhões ainda terão cinco semanas para o acerto de contas.
Neste guia, estão as principais informações de que o contribuinte precisa para fazer a declaração. As principais regras -tabela de cálculo e limites para alguns abatimentos- são idênticas às de 2003.
Fazer a declaração é um procedimento bastante simples. Quem estiver com a papelada em ordem (informes da empresa e dos bancos, recibos de despesas médicas e com educação etc.) não gastará mais de uma hora, especialmente se for declarar pela internet.


Próximo Texto: Deduções definem modelo ideal
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.