UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico sobrevive à dança das cadeiras

Ele é associado a tudo que é atrasado no futebol. Mas, pelo menos em um conceito tido como "moderno", Eurico Miranda, presidente do Vasco, dá aula.
Que o diga Antônio Lopes, 61, que tem uma estabilidade rara para um treinador no país.
Nos últimos 20 anos, sempre com Eurico mandando no futebol vascaíno, Lopes comandou o Vasco em nove edições do Nacional, em que acumulou 168 jogos.
Nenhum treinador, em toda a história da competição, fez tantas partidas dirigindo um só clube.
"Fiquei esse tempo todo porque a diretoria do clube tem muita confiança em mim. E também conta muito o fato de eu ser o treinador mais laureado da história do Vasco. Ninguém ganhou tantos títulos", disse Lopes, sobre seu reinado em São Januário.
Se é verdade que conquistou muitos títulos na década passada, como o Brasileiro de 1997 e a Libertadores de 1998, o treinador é prestigiado no clube até quando colhe resultados ruins.
No ano passado, por exemplo, o Vasco de Lopes não passou do 15º lugar. Quando esse tipo de coisa acontece, a relação cordial com Eurico, que nunca é contestado pelo técnico, prevalece.
"Tenho uma relação muito boa com o Dr. Eurico e com a torcida do clube. Esses são meus pilares de sustentação aqui", disse.
O caso de amor entre Lopes e o clube carioca é raro no Nacional.
Dos 22 clubes que irão disputar a primeira divisão e que também estavam na elite no ano passado, apenas dez têm hoje o mesmo treinador da época do encerramento do último Campeonato Brasileiro -o que ocorreu, aliás, há pouco mais de três meses.
A degola correu solta no Nacional de 2002. Mesmo com pouco mais de quatro meses de duração, das 26 agremiações na disputa, 12 conseguiram terminar o torneio com o mesmo comando técnico.
"Tenho convicção de que nosso elenco é competitivo e pode brigar pelo título", prometeu um Lopes tranquilo com seu emprego.


Texto Anterior: Os presidentes eternos
Próximo Texto: Com cartão de milhagem
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.