São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APOIO DE 1º ESCALÃO

Titulares de pastas conciliam agenda oficial com a da eleição

Ministros fazem campanha após expediente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A reta final das eleições terá participação intensa dos ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Impedidos de se dedicarem em tempo integral às campanhas de seus aliados, eles comparecerão a eventos à noite e pelo menos seis recorrerão a atividades oficiais dos ministérios para viajar a seus redutos eleitorais.
A prática será adotada principalmente pelos gaúchos e tem como objetivo driblar a determinação de Lula, que vetou as férias pretendidas por Humberto Costa (Saúde) e Marina Silva (Meio Ambiente), que queriam participar de campanhas.
Com o evento oficial, o ministro viaja ao Estado, se ocupa das atividades federais durante o dia e, à noite, fica livre para reforçar a campanha de seus aliados.
Ontem, Lula tratou dos rumos da campanha na reunião de coordenação política no Palácio do Planalto. Participaram o vice José Alencar e os ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Comunicação de Governo), Antonio Palocci (Fazenda), Aldo Rebelo (Coordenação Política) e Jaques Wagner (Conselhão). A eles, segundo a Folha apurou, Lula pediu que, nesta semana, não deixem seus postos para fazer campanha.
Na prática, será difícil seguir a determinação. Olívio Dutra (Cidades), por exemplo, segue amanhã para o Rio Grande do Sul para participar de seminário sobre o programa "Crédito Solidário".
À noite, o ministro, ex-governador do Estado, participa de atividades de campanha no interior. Segundo sua assessoria, ele já participou do mesmo seminário em outros Estados e sua presença foi confirmada com antecedência.
Tarso Genro (Educação), outro ministro do RS, viajou ontem para o Estado. De hoje a sexta cumprirá agenda oficial por lá. Na quinta, é a vez de Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) chegar ao Rio Grande do Sul. Ele participa da Fenatrigo, em Cruz Alta, e, na sexta, despacha no escritório regional do Ministério em Porto Alegre. À noite, parte para a campanha. Sua assessoria disse que é normal ele trabalhar no Estado nas segundas e sextas.
Dirceu vai amanhã para Macapá (AP), em comício do candidato João Henrique (PT), e para Belém (PA), reforçar a campanha de Ana Júlia Carepa (PT). Na quinta, é a vez do Rio. Eunício Oliveira (Comunicações) afirma ter percorrido cerca de 60 municípios do Ceará durante os fins de semana.


Texto Anterior: Lindberg pode vencer no 1º turno
Próximo Texto: Panorâmica - Porto Alegre: Levantamento mostra Pont na frente, mas sinaliza segundo turno contra Fogaça
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.