São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAMPETA

Márcio Fernandes/Folha Imagem


Vampeta foi o atleta que mais vezes atuou pelo Brasil nas últimas eliminatórias e, em 15 jogos, chegou a fazer dois gols. Experiente, é um volante técnico com a bola nos pés e finaliza bem. O apelido vem do início da carreira, no Vitória-BA, quando vampiro e capeta se "fundiram" em Vampeta.
Em 94, trocou a Bahia pela Holanda (PSV Eindhoven), onde passou a atuar como lateral-direito. Voltou em 95 e ficou dois anos no Fluminense. Retornou ao PSV para conquistar o título holandês em 97. No ano seguinte, foi contratado pelo Corinthians.
Com o clube paulista, Vampeta ganhou duas vezes o Campeonato Brasileiro, o Paulista e o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. De volta à Europa, jogou na Inter de Milão e no Paris Saint-Germain até se firmar no Brasil.
Venceu a Copa América de 99, tendo sido titular na gestão de Luxemburgo. Com a entrada de Leão e, depois, de Scolari, perdeu espaço. Sua experiência e sua liderança em campo lhe valeram mais uma chance.


Texto Anterior: Denílson
Próximo Texto: Juninho
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.