UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as características dos cartuchos reciclados e dos alternativos e saiba em que tarefas cada um deles pode ser utilizado com resultados satisfatórios

Substituição dos cartuchos de tinta pode custar caro

ESPECIAL PARA A FOLHA

Fazer a primeira reposição dos cartuchos de uma impressora jato de tinta costuma assustar o usuário, pois os cartuchos são caros.
Há três tipos de cartucho. Os originais -fabricados pelo fornecedor da impressora-, os reciclados (usados que recebem tinta nova) e os alternativos, que são cartuchos novos feitos por empresas independentes.
Os fabricantes defendem o uso de produtos originais, que proporcionariam maior qualidade e não invalidam a garantia da impressora. Os recicladores de cartuchos defendem o baixo custo de seus produtos, e os fabricantes de cartuchos alternativos dizem oferecer o melhor custo-benefício.
A qualidade da tinta original é inegável. Eu já tive experiências ruins com cartuchos alternativos: ao imprimir fotos, a cor preta mudou para dourada algumas horas depois da impressão. Cartuchos reciclados também já me deram problemas, embora raramente.
Algumas impressoras (HP e Lexmark) possuem a cabeça de impressão acoplada ao cartucho. Nesses casos, a reutilização sistemática de um cartucho pode afetar a qualidade da impressão. Os cartuchos de fabricantes alternativos podem ser uma boa opção se contiverem tinta de qualidade.
Quando o usuário está imprimindo textos, é difícil detectar muita diferença entre os cartuchos. Quanto mais precisa for a impressão, como é o caso das fotografias digitais, mais clara ficará a diferença. (JAR)


Texto Anterior: Multifuncional combina recursos
Próximo Texto: Site oferece impressão remota
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.