São Paulo, domingo, 31 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1974 - ALEMANHA OC.
"Carrossel" pára na final


Esquema criado pelo técnico holandês Rinus Michels faz história no futebol, mas sua seleção perde o título mundial para o país anfitrião


Com medo de assistir novamente a episódios como o ataque terrorista a atletas israelenses na Olimpíada de Munique, os alemães reforçaram a segurança.
Durante a Copa, muitos jogadores trocaram chuteiras e camisetas por quepes, cantis, balas e outros equipamentos militares.
Dentro de campo, a dona da casa teve um tropeço na primeira fase, derrota de 1 a 0 para a Alemanha Oriental, mas se classificou.
Essa derrota acabou sendo fundamental para a caminhada alemã. Caiu no grupo mais fraco na segunda fase. No outro grupo, a já temida Holanda e os "latinos" Brasil e Argentina.
A Holanda chegou à final com três vitórias no grupo: 4 a 0 na Argentina, 2 a 0 na Alemanha Oriental e 2 a 0 no Brasil.
O esquema parecia uma versão melhorada da Hungria de 54 e foi chamado de "carrossel holandês" (porque os jogadores não tinha posições fixas e circulavam pelo campo) ou "laranja mecânica" (pela cor da camisa, numa referência ao famoso filme homônimo de Stanley Kubrick).
Os jogadores holandeses surpreendiam os fãs na porta da concentração, porque cobravam pelos autógrafos. Depois, passaram a evitar contato com o público.
Na final, entretanto, a Alemanha Ocidental de Beckenbauer e Muller venceu de virada, 2 a 1, apesar de os holandeses terem aberto o placar a 1min de partida.
Como em 54, contra a Hungria, mais uma vez os alemães tiraram a taça do melhor time da Copa.
O Brasil treinado por Zagallo, na condição de tricampeão do mundo, chegou à Alemanha de salto alto. Fez uma campanha medíocre e voltou com o quarto lugar, depois de três vitórias, dois empates e duas derrotas
O Mundial teve 97 gols marcados em 38 partidas (2,5 gols/jogo). A média de público registrada foi 46.684 pessoas por jogo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.