Frases


Há certas coisas que não podem ser aprendidas rapidamente, e o tempo, que é tudo o que temos, deve ser bem pago por sua aquisição. Elas são as coisas mais simples e, porque levam a vida de um homem para serem aprendidas, cada pequena coisa que cada homem aprende com a vida é muito custosa e é a única herança que ele tem de deixar.
"Morte na Tarde" (1932). Essa passagem foi usada como epígrafe de "Papa Hemingway", de A. E. Hotchner (1955).

Você escreve um livro como aquele, que você continou amando ao longo dos anos, então você vê o que acontece com ele, é como fazer xixi na cerveja do seu pai.
Citado em: "Papa Hemingway", de A. E. Hotchner (1966 ed.). Hemingway fez essa observação depois de assistir ao "remake" de "Adeus às Armas", de David O. Selznick (1957)

Se o livro é bom, é sobre algo que você conhece e é escrito com sinceridade, e lendo-o você vê que é, você pode deixar os rapazes fazerem o barulho que quiserem. Será como aquele som agradável que os coiotes fazem em uma noite muito fria, quando eles estão na neve e você está no seu próprio abrigo, que você construiu ou pagou com seu trabalho.
Ernest Hemingway "Old Novasman Writes: A Letter from Cuba," na revista "Esquire" (Nova York, dezembro de 1934; reproduzido em "By-Line Ernest Hemingway", editado por William White, 1967)

Na verdade, se um escritor precisa de um dicionário ele não deveria escrever. Ele deveria ter lido o dicionário pelo menos três vezes do começo ao fim e então emprestado para alguém que necessitasse dele. Há apenas determinadas palavras válidas, e os símiles [figura de linguagem em que se compara duas coisas díspares] são como munição defeituosa (a coisa mais baixa em que consigo pensar neste momento).
Carta ao crítico Bernard Berenson, em 20 de março de 1953

Minha opinião sobre pontuação é que ela tem obrigação de ser o mais convencional possível. O jogo de golfe perderia muito se regras de bilhar e tacos de críquete fossem permitidos no campo. Você tem obrigação de mostrar que pode fazer o negócio melhor que qualquer um com as ferramentas habituais, antes de ter licença para fazer suas próprias melhorias.
15 de maio de 1925

Eu sou contra escrever sobre a vida privada de autores vivos e ficar analisando-os psicologicamente. A crítica literária está ficando misturada com restos de Freud e Jung, deduções de estagiários do FBI e uma espécie de voyeurismo... Todo jovem professor de inglês vê ouro em seus lençóis sujos atualmente. Imagine o que eles podem fazer com os lençóis sujos de quatro casamentos do mesmo escritor e você verá porque eles estão babando.

Carta, 21 de fevereiro de 1952

Descarte o monumental. Evite o épico. Todos os caras que podem pintar ótimas grandes pinturas podem pintar ótimas pequenas pinturas.
Carta, 5-6 de janeiro de 1932

É o bastante para você fazer algo bem-feito uma vez para alguns homens se lembrarem de você. Mas se você o fizer ano após ano, então muitas pessoas se lembrarão de você e contarão isso a seus filhos, e seus filhos e netos se lembrarão e, se se tratarem de livros, eles podem lê-los. E se forem bons o bastante, esses livros durarão tanto quanto houver seres humanos.

Citado em: "Portrait of Mr. Papa," na revista "Life" (Nova York, 10/1/1949).

Bem, Fitz, eu olhei toda aquela bíblia, estava impressa em alta qualidade, e ao tropeçar por acaso naquele ótimo livro, o "Ecclesiastics", li em voz alta para todos que quiseram ouvir. Logo fiquei sozinho e comecei a amaldiçoar a bíblia sangrenta, porque não tinha títulos _apesar de eu ter achado nela a origem de praticamente todos os títulos dos quais você já ouviu falar. Mas os rapazes, principalmente Kipling, chegaram lá antes de mim e pegaram todos os bons, então eu chamei o livro de "Men Without Women" ("Homens sem Mulheres"), esperando que tivesse uma grande venda entre gays e velhas colegiais da Vassar [escola frequentada por garotas de classe alta].

15 de setembro de 1927, para Scott Fitzgerald

 


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.