São Paulo, 29 de Julho de 1996


Jovem Hemingway é
retratado em filme


O diretor Richard Attenborough conta a vida do escritor norte-americano durante a Primeira Guerra Mundial

IGOR GIELOW
de Londres

O jovem Ernest Hemingway encontra a tal geração X. Esse poderia ser o ''plot'' inicial de ''In Love and War'', filme que o britânico Richard Attenborough está completando e que tem estréia prevista para o fim do ano no Reino Unido.
Nele, as desventuras amorosas e históricas do jovem Hemingway na Primeira Guerra Mundial são protagonizadas por dois astros emergentes dos anos 90, Chris O'Donnell (o Robin de ''Batman Eternamente'') e Sandra Bullock (de ''Velocidade Máxima'').
A Folha visitou o set nos estúdios Shepperton, perto de Londres. O filme, cuja produção não revelou o orçamento gasto até agora, já foi rodado na Itália em maio e agora está em fase final de filmagem.
Conta a história de Hemingway, jovem repórter norte-americano que, por idealismo, se uniu à Força Expedicionária Aliada na Europa. Inexperiente, caiu na morosa função de motorista de ambulância.
Mas, aos poucos, conseguiu se aproximar do fronte no norte da Itália, onde acabou seriamente ferido devido à explosão de uma peça de artilharia.
O ferimento, que praticamente destruiu o joelho de Hemingway, tornou-se referência da desilusão e sensação de impotência expressa em livros posteriores como "Adeus às Armas" (quase uma autobiografia do autor na guerra) e "O Sol Também se Levanta".
Porém, o ferimento também o levou a Agnes von Kurowsky. Enfermeira da Cruz Vermelha, ela virava a cabeça dos feridos internados _e dos saudáveis também, o que faz Bullock teoricamente ideal para o papel.
Com o cabelo diferente, ondulado, a atriz afirma não se render ao estereótipo de "gostosa".
"O filme trata da relação entre Agnes, Hemingway e Henry Villard, um outro voluntário ferido. Vira algo mais complexo que apenas desejo", diz Bullock.
Para Attenborough, a confusão emocional dos personagens é o centro do filme. "Todos, os feridos, Agnes e o cirurgião que a corteja, estão com as emoções à flor da pele devido à guerra", diz.
O filho de Villard, Dimitri, é um dos co-produtores do filme. Segundo Richard Attenborough, isso possibilitou "máxima fidelidade" ao clima da época.
Chris O'Donnell diz estar à vontade no papel, embora considere um "desafio único" representar um dos principais escritores do século 20. Ele também deve aparecer em breve em "The Chamber", baseado em novela de John Grisham ("O Cliente", "A Firma").
Sandra Bullock, por sua vez, está estudando participar de "Velocidade Máxima 2". Por enquanto, poderá ser vista em "Time to Kill", também de Grisham.
"In Love and War" ainda não tem estréia prevista no Brasil.



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.