São Paulo, 29 de Julho de 1996


Livro reúne textos colegiais
de Hemingway


A Oak Park Highschool, escola onde o escritor estudou, publica seus contos e poemas escritos aos 17 anos

FERNANDO CANZIAN
De Nova York

Acaba de ser lançado nos EUA um livro com os primeiros trabalhos literários do escritor Ernest Hemingway. Foram produzidos quando o escritor tinha 17 anos e estudava em Oak Park Highschool, em Chicago.
"Hemingway at Oak Park High" é uma compilação de dezenas de contos e poemas publicadas pelo autor no jornal "Trapézio" e na revista literária "Tabula", ambos editados entre 1916 e 17 pela Oak Park Highschool.
O novo livro tem 128 páginas e não está à venda nas principais livrarias americanas. Apenas a Oak Park Highschool e algumas poucas livrarias de Chicago têm exemplares, que custam US$ 8,95 (CR$ 11,6 mil). O livro foi editado pela própria escola.
Há contos, artigos sobre esporte e reportagens realizadas dentro do próprio colégio. Em alguns momentos, há tentantivas infantis de construir uma balada: "Oh, I've never writen a ballad, And I'd rather eat shrimp salad... (eu nunca escrevi uma balada, e eu deveria comer uma salada de camarão).
Em várias histórias, Hemingway usa variações de seu próprio nome para identificar personagens. Usa Ernest Miller Hemingway, Ernest Michealowitch Hemingway ou apenas E.H.
Ernest Hemingway é considerado um dos maiores escritores americanos. O escritor ganhou um Prêmio Pulitzer em 1953 pelo seu trabalho de ficção "O Velho e o Mar" e em 1954 foi premiado com um prêmio Nobel de Literatura.
Hemingway nasceu em Oak Park a 21 de julho de 1899 e se suicidou aos 61 anos em julho de 1961 usando a sua própria arma de caça para dar um tiro na cabeça.
"Algumas das histórias não passam de reportagens e não chegam a ser inteligentes", diz Cynthia Maziarka, uma das responsáveis pela compilação da Oak Park High. "Mas é possível notar claramente que ele já começava a se divertir como escritor", afirma.
Em alguns trechos, Hemingway imita o estilo de escritores famosos, faz piadas com assuntos sérios e discursos usando somente gírias, o que não deveria ser popular entre os professores de inglês em 1917.



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.