Ouça o discurso
(Real Audio)

Discurso em agradecimento
pelo Prêmio Nobel


Membros da Academia Sueca, senhoras e senhores:
Não tendo facilidade para fazer discursos e não tendo o domínio da oratória nem da retórica, eu gostaria de agradecer os administradores da generosidade de Alfred Nobel por esse prêmio.

Nenhum escritor que conhece os grandes escritores que não receberam o prêmio pode aceitar os outros senão com humildade. Não há necessidade de listar esses escritores. Todos aqui podem fazer sua própria lista de acordo com seu conhecimento e sua consciência.

Seria impossível para mim pedir ao embaixador do meu país para ler um discurso em que um escritor diz todas as coisas que estão em seu coração. Coisas não podem ser imediatamente perceptíveis no que um homem escreve, e nisso às vezes ele é afortunado; mas às vezes eles são completamente claros e por isso e pela medida de alquimia que ele possui, ele será tolerado ou esquecido.

Escrever, nos seus melhores momentos, é uma atividade solitária. Organizações para escritores aliviam a solidão, mas eu duvido que elas melhorem a escrita. Ele cresce em estatura pública à medida que se afasta de sua solidão e frequentemente seu trabalho se deteriora.

Pois ele trabalha sozinho, e se ele é um escritor suficientemente bom, pode encarar a eternidade ou a ausência dela, a cada dia.

Para um verdadeiro escritor cada livro pode ser um novo começo onde ele tenta de novo algo que é impossível de alcançar. Ele pode sempre tentar algo que nunca foi feito ou que outros tentaram e falharam. Então, às vezes, com muita sorte, ele será bem-sucedido.

Quão simples escrever literatura seria se fosse apenas necessário escrever de outro modo o que foi bem escrito. Isso porque nós tivemos escritores tão grandes no passado que um escritor é levado a ir além de onde pode, onde ninguém pode ajudá-lo.

Falei demais para um escritor. Um escritor deve escrever o que ele tem a dizer e não dizê-lo. Novamente eu agradeço a vocês.

 

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.