Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tostão

Temas para discutir

O gol marcado por Neymar, contra o Flamengo, merece ser escolhido o mais belo gol do ano e do mundo

Após a eliminação do Vasco na Copa Sul-Americana, Dedé disse que a Universidad de Chile foi o time mais forte que enfrentou no ano.

Os técnicos brasileiros deveriam discutir isso no Footecon, que ocorre no Rio. O time chileno não tem jogadores melhores que as principais equipes brasileiras. A diferença está na maneira de jogar. É um time rápido, compacto, que troca muitos passes, marca mais à frente e pressiona quem está com a bola.

Os técnicos deveriam discutir por que apenas um time brasileiro chegou às semifinais da Copa Sul-Americana, e só o Santos, campeão, foi bem na Libertadores, muito por causa de Neymar.

É bom lembrar ainda que as principais equipes brasileiras possuem os melhores centros de treinamento do mundo, contratam jogadores caros e pagam altíssimos salários.

A situação é oposta à dos rivais sul-americanos. Na seleção desses países, a maioria joga fora. No Brasil, quase metade atua por aqui. Os times brasileiros deveriam ser muito superiores.

Os técnicos deveriam discutir por que os zagueiros brasileiros jogam tão recuados e por que há tantos espaços entre defesa, meio-campo e ataque. Isso dificulta a troca de passes e facilita a dos adversários. Por que se privilegiam tanto as jogadas aéreas, os contra-ataques e os lançamentos longos? Isso pode ser eficiente, mas não era o estilo brasileiro.

Os técnicos deveriam discutir por que os gramados do Brasil são muito piores que os da Europa e por que o Brasileirão não para quando a seleção joga. Eles deveriam discutir por que, do meio para a frente, só há um brasileiro (Neymar) entre os 23 melhores do mundo. No ano passado, não tinha nenhum. Por que são raros os craques, se o Brasil continua forte nas categorias de base? Haveria uma seleção de jovens altos e fortes? Quando vão para o time principal, perdem essa vantagem.

Como disse Mano Menezes no Footecon, falta definir uma filosofia, um estilo, que vai muito além de detalhes táticos. Para isso, é necessário conhecimento teórico e prático. "Não basta treinar, é preciso ensinar." (Cruyff)

SÓCRATES

Antes de agravar sua doença, Sócrates me ligou. Queria fazer uma série de programas sobre as cidades-sedes da Copa e me convidou para participar em Belo Horizonte.

Sócrates era visionário, solidário. Sonhava também com a total liberdade, um sonho impossível. A utopia não é para ser alcançada. É uma referência para o desejo não acabar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.