Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bem treinado

No primeiro evento oficial do Santos no Japão, Neymar monopoliza as atenções da imprensa e, ensaiado, escapa de perguntas polêmicas

Ricardo Nogueira/Folhapress
Neymar treina em estádio em Nagoya, no Japao
Neymar treina em estádio em Nagoya, no Japao

LEONARDO LOURENÇO
RODRIGO BUENO
ENVIADOS ESPECIAIS A NAGOYA

Neymar provou, ontem, da versão japonesa da adoração que tem atraído no Brasil.

Passou por seu batizado global diante das lentes do mundo no primeiro evento oficial da Fifa com a delegação santista neste Mundial de Clubes, uma entrevista coletiva de "boas-vindas".

Monopolizou as atenções, que deveriam ser divididas com o técnico Muricy Ramalho e os meias Elano e Paulo Henrique Ganso -o último disse estar com indisposição estomacal e faltou ao evento.

E tem sido assim no Japão. Com o talento que roda o mundo pela internet e um visual sob medida para atrair o público japonês, o atacante de 19 anos tem feito sucesso nesta passagem pelo país-sede do Mundial, ofuscando o próprio clube.

"Isso chega a me surpreender, ser reconhecido do outro lado do mundo. Gostaria de agradecer o carinho recebido e dizer que estou muito feliz", declarou o jogador santista.

A resposta, simpática, é o modus operandi de Neymar, que, desde que passou a ter a carreira gerenciada pelo Santos, conta com uma estrutura para prepará-lo como a peça de marketing que já é.

Poucas vezes Neymar saiu desta zona de conforto das respostas pasteurizadas. Numa delas, preferiu simplesmente ignorar a pergunta de um repórter que o associou novamente ao Real Madrid.

"Eu não vim aqui para mostrar meu futebol para ninguém, vim para ajudar meu time a ser campeão", disse num tom impaciente, em outro momento, quando indagado sobre se via o Mundial como uma vitrine para os grandes europeus.

No mais, abusou das respostas curtas, sem aprofundar os temas, e fez questão de citar "os companheiros" sempre que a pergunta era direcionada para ele próprio.

"Para um garoto que tem o mundo inteiro em cima dele, acho que ele tem uma desenvoltura muito boa. Se pegar o Neymar de um ano atrás, verá uma evolução", afirmou o gerente de marketing do Santos, Armênio Neto.

A equipe conta com três profissionais dedicados quase que exclusivamente a Neymar. Desde o ano passado, o jogador faz sessões de media training. "O que aconteceu aqui [entrevista coletiva da Fifa] foi gravado, será analisado e, depois do Mundial e das férias, vai ser transmitido para ele evoluir. Ninguém está pronto", disse Neto.

Ontem, durante pequena folga, Neymar deixou o hotel com dois seguranças para passear, chamou pouca atenção, mas atendeu os fãs que o reconheceram na rua.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.