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Ao ataque

Eike firma parceria com gigante do esporte e mira mercado de compra e venda de jogadores

CIRILO JUNIOR
DO RIO

O bilionário Eike Batista pode entrar no mercado de compra e venda de jogadores. A IMX, empresa de esportes e entretenimento do seu grupo, EBX, avalia a possibilidade de adquirir direitos econômicos de alguns atletas.

Está nos planos da empresa a criação de um fundo de jogadores, que seria responsável pela compra integral ou de parte de direitos sobre atletas, para revenda futura.

Embora tenha minimizado a possibilidade, Eike admitiu que pode estabelecer parcerias com vários clubes ao mesmo tempo. "A gente patrocina coisas que simbolizam o Brasil inteiro ou uma cidade inteira. Se eu escolher um só, acho que vou criar energia ruim. Se acontecer, é para participar em vários."

A IMX vai trabalhar ainda no gerenciamento da imagem e da carreira de atletas, nos moldes que a agência 9ine, de Ronaldo, faz com Neymar.

Ainda no futebol, Eike confirmou interesse em administrar o Maracanã. A previsão é que o estádio seja licitado em 2012, mas o modelo de concessão ainda está em formulação pelo governo estadual.

Entre os planos de Eike, está a transformação do estádio em arena multiuso, com a construção de um shopping na área. Outras arenas também estão no alvo da IMX.

"Estou no páreo [do Maracanã] sim. A arena é fantástica se agregar outras coisas, possibilitar que uma família passe o dia inteiro lá. Não pode ser só futebol", disse o empresário, cuja fortuna de US$ 30 bilhões, estimada pela revista americana "Forbes", é a oitava maior do mundo.

A IMX comprou a Brasil1 Esportes & Entretenimento, que já atua nas áreas de interesse da empresa de Eike. Com o negócio, o empresário e velejador Alan Adler, que comandava a Brasil1, passa a ser o presidente da IMX.

A empresa é uma parceria de Eike com a IMG, gigante do setor que atua em 30 países e administra a carreira de atletas como os tenistas Roger Federer e Maria Sharapova. Federer deverá, inclusive, vir ao Brasil pela primeira vez para algum evento da IMX.

"O Brasil é um dos grandes mercados para os próximos dez anos, especialmente com a realização de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada", comentou Mike Dolan, presidente da IMG.

A previsão é que a companhia invista R$ 500 milhões em até quatro anos. A IMX promoverá eventos esportivos, shows, fará a gestão de carreiras de atletas e prestará consultorias. Na agenda para 2012 já estão previstos 58 eventos, como o UFC, que terá três edições no Brasil.

A abertura de capital da IMX está no radar da empresa, afirmou Eike. Segundo ele, ainda não há qualquer previsão de quando isso será feito. Outro objetivo revelado é a atuação internacional.

"A gente aqui não tem limites, isso é que é bacana. Todos os ingredientes para fazer algo mundial estão aí."

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