Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

'Não houve falha', diz cartola responsável pelo estádio

ITAQUERÃO
Andres Sanchez garante que haverá assistência às vítimas

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

"Não quero saber de Fifa, não quero saber de nada. As vítimas não vão voltar e isso é o que nos dói".

Foi assim que Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians e cartola responsável pelas obras do Itaquerão, reagiu ontem ao ser questionado sobre como ficará a relação entre o clube e a entidade que dirige o futebol.

"Não houve falha, eu estava lá na hora do acidente. Até ia mais perto da área, mas os seguranças não me deixaram passar", afirmou Sanchez após o acidente.

O cartola garantiu assistência às famílias das vítimas por parte do Corinthians e da construtora Odebrechet, responsável pela construção do Itaquerão, onde trabalham atualmente 1.600 pessoas.

O engenheiro Frederico Barbosa, gerente operacional da empresa, disse que a estrutura da arena, que estava 94% pronta, não foi comprometida pelo impacto da peça da cobertura que despencou com o guindaste ontem.

Questionada sobre possíveis problemas de movimentação do solo onde o guindaste operava, uma área com um filete de água coberta por brita, a Odebrecht, via assessoria, disse não acreditar ser essa a causa do acidente.

Segundo a construtora, na hora do acidente a máquina estava em cima de uma base alta de brita e chapas de aço.

PLANEJAMENTO

"As informações dão conta de que houve o tombamento do guindaste. Isso praticamente descarta uma falha mecânica", afirma Leonardo Roncetti, da TechCon Engenharia.

Segundo o especialista em projetos de içamento, o mais provável é que tenha havido algum erro de planejamento da operação ou mesmo falha na operação da máquina.

"Operações de içamento são sempre de alto risco. De repente, não houve uma investigação preliminar aprofundada do solo onde a máquina ficou apoiada. Ou algum outro erro de planejamento", afirma.

O guindaste que tombou ontem é o único do tipo em operação no país, segundo a empresa responsável pela obra. Aguenta levantar até 1.350 toneladas. A peça metálica que o guindaste levantava ontem, segundo os responsáveis pela obra, tinha por volta de 500 toneladas.

Segundo Rocetti, trata-se de uma máquina de alta qualidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página